Buscar

Qual é a diferença entre as fases matriz e dispersa em um material compósito?

💡 6 Respostas

User badge image

Estudante PD

O material que constitui a matriz é contínuo (envolvendo assim os outros constituintes e mantendo-os na sua posição relativa), proporcionando alguma ductilidade ao compósito que transmite os esforços mecânicos aos materiais de reforço. Os materiais que constituem o reforço são descontínuos (sendo envolvidos pela matriz), suportam os esforços aplicados ao compósito e, em geral, apresentam elevada resistência e rigidez. Da combinação dos diferentes materiais obtém-se um efeito sinérgico, em que os compósitos apresentam propriedades mecânicas superiores à soma das propriedades individuais de cada constituinte.
1
Dislike0
User badge image

Tony Victor Tavares

Mano. Acho que a resposta daí de cima tá extremamente técnica e talvez tenha até sido um ctrl v + ctrl c da literatura. mas vou tentar facilitar o entendimento pra você: A matriz você pode entender como sendo a parte continua que estará envolvendo (cobrindo) a outra fase, e essa outra fase, geralmente é um material de reforço como uma fibra por exemplo, pode ser entendida como a fase dispersa.
1
Dislike0
User badge image

Tony Victor Tavares

Espero ter ajudado
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais