Buscar

Qual o papel do direito em face das possíveis modificações?

Qual o papel do direito em face das possíveis modificações?

evitá-las ou percebê-las e regrá-las?

 

💡 3 Respostas

User badge image

Cibele Bumbel Baginski

As fontes do direito, quais sejam, a doutrina, o costume (duas bases consuetudinárias - ou seja, envolvidas com o processo civilizatório e panorama de social), resultando na norma e na jurisprudência (para nosso caso de direito romano), demonstram já por sua própria existência a resposta à questão.

É sim papel do direito adequar-se e encontrar no desenvolvimento de novas situações sociais as formas mais justas e equilibradas para dirmir conflitos e manter a estabilidade do processo civilizatório. Possíveis modificações devem vir a ser interpretadas e regradas de acordo com um novo entendimento, pois, observe-se que o direito tem uma característica evolutiva natural. É só utilizar a lógica mediana para perceber essa evolução, quando comparamos uma sentença de 100 anos atrás com um atual, e é perceptível que a forma da sociedade e seus entendimentos, tabus, e situações que passaram a existir figuram nas sentenças atuais e as tornam mais complexas e vívidas para nós que seriam para alguém de outrora.

0
Dislike0
User badge image

Eneias Ribeiro

O Direito é de elaboração humana, influenciado polo tempo e local, pode não ser assim, mas, deve estar sempre aberto às mudanças que ocorrem durante as diferentes épocas. (Ex. Faz sentido, maioridade penal hoje de 18 anos? a maioria concorda que não. Alguns sugerem que deveria ser 16, alguns outros 14 e aqueles que ja foram vitimas 13 ou 12 anos). Já que tudo esta em constante transformação, o Direito deverá estar sempre atualizado.

Penso que o Direito sirva como instrumento para gerar a paz e harmonia, respeito à vida, à liberdade, dentre vários outros, devem estar contido em qualquer lei, nas diversas relações sociais e não deve refletir interesses individuais, mas sim interesses da coletividade, apesar das brechas.

Vale salientar que o Direito impõe determinados comportamentos e posturas, que limitam a liberdade dos homens para que haja harmônia. Vale lembrar também que há outras manifestações sociais que também auxiliam o Direito nessa empreitada, dentre os quais: a religião, a moral, a ética e as regras de trato social.

 

0
Dislike0
User badge image

Doralice Ferreira de Barros Prochera

A função do direito é a de acompanhar as mudanças, sempre procurado resolver os conflitos que ocorrerem levando sem pre a paz social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais