Buscar

Será que existe autotutela civil no direito obrigacional? Será?

💡 6 Respostas

User badge image

Diely Corretora

O vigente Código Civil acrescenta dois dispositivos inéditos no sistema revogado, ao tratar das obrigações de fazer e de não fazer, que não se acomodam na legítima defesa nem no estado de necessidade, mas na autotutela, também cognominada de autodefesa.

  1. O art. 249 aborda a obrigação de fazer fungível, permitindo ao credor, havendo recusa ou mora do devedor, que execute o ato à custa deste, sem prejuízo da indenização devida. O seu parágrafo único reza: “Em caso de urgência, poderá o credor, independentemente de autorização judicial, executar ou mandar executar o fato, sendo depois ressarcido.”
  2. Já o art. 251 refere-se à obrigação de não fazer, autorizando o credor a desfazer o ato, cuja abstenção comprometera-se o devedor, à custa deste e da mesma forma sendo depois ressarcido. O seu parágrafo único dispõe: “Em caso de urgência, poderá o credor desfazer ou mandar desfazer, independentemente de autorização judicial, sem prejuízo do ressarcimento devido.”

Na cabeça dos dois artigos, o credor deverá recorrer ao Poder Judiciário. O que não acontece nos dois parágrafos, que se referem à autotutela, demonstrando que ela se caracteriza pela urgência e pela reposição da situação ao estado anterior a manu propria do credor, isto porque se a justiça fosse chamada a intervir não o faria em tempo útil, e o credor experimentaria prejuízo injusto.

Por exemplo, o corpo de bombeiro, no uso moderado de força, para vencer a resistência do proprietário da casa, que procura impedir o ingresso da corporação no combate ao fogo, que consume o imóvel com risco de se alastrar para os prédios vicinais.

 

1
Dislike0
User badge image

Rodrigo Rodrigues

Entendo que o direito de retenção quanto às benfeitorias necessárias introduzidas pelo 'locatario pode ser um exemplo
0
Dislike0
User badge image

Rodrigo Rodrigues

O procedimento de deflagração do leilão extrajudicial previsto no artigo 26 da lei 9.514 também vejo como um exemplo de autotutela civil.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais