Buscar

quais são as principais diferenças entre marx e weber

💡 2 Respostas

User badge image

Nicole Silva

eber entendia os ditos fenômenos como decorrentes de ações dotadas de alguma intencionalidade, ou seja, implicavam um dado sentido. A isso ele denominava de “Ação Social” e que enfatizava o papel do indivíduo no contexto social.
Para Marx, os mesmos fenômenos decorriam da luta de classes pela apropriação da produção material das sociedades. Assim, era a partir das relações econômicas – para ele um elemento primordial para entender as relações sociais – , que toda sociedade organizava-se. Era a partir da produção material de bens (Materialismo Histórico) que as sociedades se estruturavam. A contradição básica entre explorador e explorado era o condutor das transformações sociais, e assim se aproximava de Weber, pelo resgate do papel ativo do sujeito histórico. Eles diferenciavam-se portanto de um contemporâneo, Emile Durkheim, para quem a consciência moral, com seus impedimentos morais e legais, conduzia os indivíduos e tornava-os passivos.

0
Dislike0
User badge image

Lia Balles

Para Marx, os interesses entre o capital e o trabalho são irreconciliáveis, Marx foi um defensor do comunismo

teoria sociológica de Weber é a ação social. A ação é um comportamento humano no qual os indivíduos se relacionam de maneira subjetiva, cujo sentido é determinado pelo comportamento alheio. 

 a Sociologia de Marx é revolucionária e a de  Weber é compreensiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais