Buscar

Por que usar diuréticos na insuficiência cardíaca congestiva ?

💡 5 Respostas

User badge image

Urach Brazil

Diurético se usa porque na ICC: ICC direita edema,   ICC esquerda edema pulmonar.

Diuréticos Tiazídicos -  hidroclortiazida - elimina de 3 a 8% de sódio, age no néfrons, no túbulo contorcido proximal(alguns livros) e distal, aumentando a excreção do sódio, perde potássio, e aumenta cálcio na corrente sanguínea (retem cálcio), e perigoso para paciente que tem calculo renal, também aumenta glicemia por mecanismo indireto, não seria bom para Diabetico.

Diurético de Alça – furosemida – agem na alça de emle, ele aumenta a excreção de 12 a 20% de sódio, potássio, cálcio, eletrólitos de modo geral perde, depreda potássio, diurético potente.

Diureticos Poupadores de potássio – agem no túbulo contorsido distal final, espironolactona – aumenta excreção em 3% de sódio, bloqueia aldosterona, não reabsorvendo sódio, e mais indicado por que menos causa desequilibrio hidroeletrolitico, não perde potássio.

 

 

2
Dislike0
User badge image

Natalia Rocha

Bom, falando de um modo "grosseiro", usa-se para eliminar edemas (pulmonar e de membros, no caso da ICC) , que são causados pelo acúmulo de líquidos nos tecidos. =)

1
Dislike0
User badge image

Urach Brazil

COMPLEMENTANDO ....    NA ICC A DIREITA EDEMA DE MMII

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais