Buscar

A Constituição brasileira de 1988 estabeleceu um imenso rol de princípios fundamentais, dentre os quais o que se relaciona à forma de governo é o:

  •  a) federalista
  •  b) republicano
  •  c) democrático
  •  d) soberano
  •  e) popular

💡 2 Respostas

User badge image

Juliana Lopes

O artigo 1º da Constituição diz que a República Federativa do Brasil é formada pela união indissolúvel dos Estados, Distrito Federal e Municípios, o primeiro princípio que se depreende do caput deste artigo é o princípio republicano, segundo o qual o povo é representado por governantes eleitos por meio do voto, para mandato por tempo determinado. Esses governantes são responsáveis pela gestão da coisa pública. Em tempo, o termo “república” tem origem no latim res publica, que significa “coisa do povo”. A República constitui forma de governo.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Alternativa B.

Forma de governo diz respeito ao conjunto de instituições políticas por meio das quais um Estado se organiza a fim de exercer o seu poder sobre a sociedade, bem como as relações entre os detentores do poder e demais membros da sociedade.

Pode ter forma de Monarquia, na qual o cargo de chefe é vitalício, hereditário e sem responsabilidade. Assim, o poder político está concentrada nas mãos de uma só pessoa, que o exerce através de si ou de delegações. 

Pode ter forma de República, como é o caso do Brasil, no qual o povo tem o direito (ou até o dever) de escolher seus governantes, participando da administração de forma direta ou indireta, dependendo do sistema de governo. Os governantes, escolhidos pelo povo administram o Estado visando o bem comum.

O princípio Republicano é a viga mestra do Estado brasileiro, uma vez que a própria democracia se confunde com as características da República, tendo em vista que a eletividade, a periodicidade e a responsabilidade são as principais características do Estado representativo, base do citado princípio.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais