Buscar

O juiz não poderá resolver litigio subsidiário ao pedido principal sendo expressa na sentença?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Carvalho

Olá Ailton !!!

Pelo que entendi de sua pergunta, o juiz poderá sim resolver tanto litígios subsidiários ao pedido principal quanto alternativo que sempre seram fundamentados de acordo com o caso concreto (Art. 326, CPC). A diferença entre eles são que no pedido subsidiário o pedido secundário é uma opção para quando negada o pedido principal, já o pedido alternativa tanto faz a escolha do juiz, pode ser uma ou outra. Ambos os casos teram que haver expressa manifestação da parte que almeja tais pedidos, nunca permitido ao juiz que traga ao processo soluções diversas da que foi provocado.

Espero ter ajudado.

2
Dislike0
User badge image

Ailton Santana

Marcelo, bacana, minha questão que trouxe a vocês para análise é o que esta no Art. 503 do NCPC, sobre a decisão incindental no mérito sobre assunto Diverso. =) 

0
Dislike0
User badge image

Carlos Eduardo Ferreira de Souza

O juiz poderá julgar o pedido subsidiário, desde que não seja possível atender ao pedido principal. Assim, na impossibilidade do pedido principal, o julgador passa a analisar aquilo que foi requerido subsidiariamente (art. 326, do CPC):

"Art. 326.  É lícito formular mais de um pedido em ordem subsidiária, a fim de que o juiz conheça do posterior, quando não acolher o anterior."

Exemplificando, posso requerer o pagamento, em dobro, de determinada quantia indevidamente descontada, em razão de repetição do indébito em relação consumerista. Não entendendo assim o juiz, no entanto, então posso requerer a devolução simples.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais