Buscar

Diferencie uma β-folha paralela de uma β-folha antiparalela.

💡 4 Respostas

User badge image

Estudante PD

 

Outra estrutura secundária muito conhecida é a folha beta pregueada, que difere muito da alfa hélice em forma de bastão. Uma cadeia peptídica em uma folha beta pregueada é denominada de fita beta e é quase totalmente distendida. A distância axial entre aminoácidos adjacentes na folha beta é de 3,5 amngstrons. A folha beta pregeada é estabilizada por pontes de hidrogênio entre grupamentos NH e CO em fitas peptídicas diferentes, ao contrário da alfa hélice cujas pontes de hidrogênio estão entre grupamentos do mesmo filamento.

 

 

Cadeias adjacentes em uma folha beta pregueada podem se estender em um mesmo sentido (folha beta paralela) ou em sentidos opostos (folha beta antiparalela). Tais regiões de folhas beta são um tema recorrente em muitas proteínas, sendo especialmente comuns as unidades estruturais constituídas de duas a cinco fitas beta paralelas ou antiparalelas.

 

Clique aqui para voltar a página inicial
2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

continuaçao resposta

Folha-beta é um padrão estrutural encontrado em várias proteínas, nas quais regiões vizinhas da cadeia polipeptídica associam-se por meio de ligações de hidrogênioresultando em uma estrutura achatada e rígida.

folha pregueada, ou configuração beta, é uma estrutura também mantida por pontes de hidrogênio entre as unidades peptídicas. Neste caso, entretanto, as ligações são estabelecidas entre cadeias polipeptídicas diferentes, distendidas e paralelas, ou entre segmentos distantes e distendidos de uma mesma cadeia. As pontes de hidrogênio são perpendiculares ao eixo das cadeias, e os grupos R dos aminoácidos projetam-se para cima e para baixo do plano da folha pregueada. Quando o número de cadeias associadas é grande, resulta uma estrutura flexível, mas não elástica.

Fonte: Anita Marzzoco, Bayardo Baptista Torres - Bioquímica Básica - Editora Guanabara

2
Dislike0
User badge image

Estudante PD

continuaçao resposta

Como você falou, as pontes de hidrogênio das folhas antiparalelas são retas. Nesta outra você pode ver isso melhor:

sd

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais