Buscar

STF e controle difuso de constitucionalidade

como diferenciar as decisoes do STF no caso concreto, quando saber se houve a transcedencia dos motivos determinantes ou se o efeito é só inter partes?

💡 2 Respostas

User badge image

Especialistas PD

Primeiramente, é importante destacar que o STF não admite a “teoria da transcendência dos motivos determinantes”. Nesse sentido, Marcio Cavalcante (Dizer o Direito), em comentários ao Informativo nº 887 do STF, ensina que:

“Segundo a teoria restritiva, adotada pelo STF, somente o dispositivo da decisão produz efeito vinculante. Os motivos invocados na decisão (fundamentação) não são vinculantes. A reclamação no STF é uma ação na qual se alega que determinada decisão ou ato:

  • usurpou competência do STF; ou
  • desrespeitou decisão proferida pelo STF.

Não cabe reclamação sob o argumento de que a decisão impugnada violou os motivos (fundamentos) expostos no acórdão do STF, ainda que este tenha caráter vinculante. Isso porque apenas o dispositivo do acórdão é que é vinculante.

Assim, diz-se que a jurisprudência do STF é firme quanto ao não cabimento de reclamação fundada na transcendência dos motivos determinantes do acórdão com efeito vinculante.”

Quanto aos efeitos da decisão – inter partes ou erga omnes – é importante saber que o STF, em julgamento recente, passou a acolher a teoria da abstrativização do controle difuso (ver informativo 886). Em comentários a esse informativo, Marcio Cavalcante ensina que: “Se uma lei ou ato normativo é declarado inconstitucional pelo STF, incidentalmente, ou seja, em sede de controle difuso, essa decisão, assim como acontece no controle abstrato, também produz eficácia erga omnes e efeitos vinculantes. O STF passou a acolher a teoria da abstrativização do controle difuso. Assim, se o Plenário do STF decidir a constitucionalidade ou inconstitucionalidade de uma lei ou ato normativo, ainda que em controle difuso, essa decisão terá os mesmos efeitos do controle concentrado, ou seja, eficácia erga omnes e vinculante. Houve mutação constitucional do art. 52, X, da CF/88. A nova interpretação deve ser a seguinte: quando o STF declara uma lei inconstitucional, mesmo em sede de controle difuso, a decisão já tem efeito vinculante e erga omnes e o STF apenas comunica ao Senado com o objetivo de que a referida Casa Legislativa dê publicidade daquilo que foi decidido.”

1
Dislike0
User badge image

Jayne Rafaela Figueredo Costa

Quando o julgamento for de uma ADI,ADC ou ADPF teremos o controle concentrado.Vc tbm poderá observa se que é o autor da ação é um dos legitimados do art.103 da CF 88

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais