Buscar

O que é um platô em fisiologia?

platô

💡 14 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O efeito platô é um efeito que acontece ao se iniciar uma dieta. O corpo inicia a perda de gordura durante um período de tempo, porém após alguns dias a perda diminui ou para, fazendo o emagrecimento ser mais lento. Esse efeito é muito comum em dietas muito restritivas. Como sabemos, o corpo sempre se adapta a diversas situações e como ele vai estar recebendo poucas calorias, ou seja, poucos alimentos, ele tentará preservar o máximo possível de gordura, pelo maior tempo possível, fazendo com que o emagrecimento fique difícil. Alguns atletas, para não fazer o corpo sofrer esse efeito, fazem a dieta por 6 dias na semana e durante um dia eles saem da dieta, quebrando assim o ciclo de restrição do corpo. Esse dia é conhecido como “dia do lixo” e é caracterizado pelo consumo excessivo de todo tipo de comida em qualquer quantidade. O corpo assim entra em choque e quando a pessoa retorna para a dieta, continuará perdendo peso.

3
Dislike5
User badge image

Estudante PD

No coração o platô é o período de breve equilíbrio entre o influxo de cálcio e o efluxo de potássio. Esse período acaba quando a permeabilidade das células para potássio aumentam.


Essa longa duração do potencial cria um período chamado refratário, que é o período que segue o início de um pontencial de ação enquanto isso não pode haver outro potencial no momento.

A importância do período refratário longo no músculo cardíaco é que ele garante o período de relaxamento (e enchimento cardíaco) em cada contração cardíaca.

60
Dislike0
User badge image

Estudante PD

ESSE TERMO "PLATÔ" REFERE-SE AO EFEITO DE POLARIZAÇÃO DE MEMBRANA CELULAR. 

O longo potencial de ação cardíaco resulta de alterações prolongadas na permeabilidade das células cardíacas ao sódio, ao potássio e ao cálcio. 
O platô é causado por três condições que ocorrem nas células musculares cardíacas, mas não nos nervos nervos nas fibras musculares esqueléticas:

1- A permeabilidade ao potássio diminui
2- A permeabilidade ao ainda se mantém elevada, em vez de retornar a sua baixa condição de repouso
3- O mais importante, a permeabilidade ao cálcio aumenta

É durante esse platô que os íons de cálcio do líquido extracelular fluem para o interior das células através dos canais lentos de cálcio. O platô termina quando a permeabilidade das células ao potássio aumenta.

23
Dislike2
User badge image

beatriz barros martins

Os canais rápidos de sódio e os lentos de cálcio se abrem lentamente, permanecendo abertos por décimos de segundos, mantendo a despolarização, ocasionando o platô, um breve equilibrio. Esta duração resulta em um período chamado de refratário, muito importante no músculo cardíaco, pois garante o relaxamento em cada contração, durante o qual ocorre o enchimento cardíaco.

16
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes