Buscar

O que é um platô em fisiologia?

platô

💡 14 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O efeito platô é um efeito que acontece ao se iniciar uma dieta. O corpo inicia a perda de gordura durante um período de tempo, porém após alguns dias a perda diminui ou para, fazendo o emagrecimento ser mais lento. Esse efeito é muito comum em dietas muito restritivas. Como sabemos, o corpo sempre se adapta a diversas situações e como ele vai estar recebendo poucas calorias, ou seja, poucos alimentos, ele tentará preservar o máximo possível de gordura, pelo maior tempo possível, fazendo com que o emagrecimento fique difícil. Alguns atletas, para não fazer o corpo sofrer esse efeito, fazem a dieta por 6 dias na semana e durante um dia eles saem da dieta, quebrando assim o ciclo de restrição do corpo. Esse dia é conhecido como “dia do lixo” e é caracterizado pelo consumo excessivo de todo tipo de comida em qualquer quantidade. O corpo assim entra em choque e quando a pessoa retorna para a dieta, continuará perdendo peso.

3
Dislike5
User badge image

Estudante PD

No coração o platô é o período de breve equilíbrio entre o influxo de cálcio e o efluxo de potássio. Esse período acaba quando a permeabilidade das células para potássio aumentam.


Essa longa duração do potencial cria um período chamado refratário, que é o período que segue o início de um pontencial de ação enquanto isso não pode haver outro potencial no momento.

A importância do período refratário longo no músculo cardíaco é que ele garante o período de relaxamento (e enchimento cardíaco) em cada contração cardíaca.

60
Dislike0
User badge image

Estudante PD

ESSE TERMO "PLATÔ" REFERE-SE AO EFEITO DE POLARIZAÇÃO DE MEMBRANA CELULAR. 

O longo potencial de ação cardíaco resulta de alterações prolongadas na permeabilidade das células cardíacas ao sódio, ao potássio e ao cálcio. 
O platô é causado por três condições que ocorrem nas células musculares cardíacas, mas não nos nervos nervos nas fibras musculares esqueléticas:

1- A permeabilidade ao potássio diminui
2- A permeabilidade ao ainda se mantém elevada, em vez de retornar a sua baixa condição de repouso
3- O mais importante, a permeabilidade ao cálcio aumenta

É durante esse platô que os íons de cálcio do líquido extracelular fluem para o interior das células através dos canais lentos de cálcio. O platô termina quando a permeabilidade das células ao potássio aumenta.

23
Dislike2
User badge image

beatriz barros martins

Os canais rápidos de sódio e os lentos de cálcio se abrem lentamente, permanecendo abertos por décimos de segundos, mantendo a despolarização, ocasionando o platô, um breve equilibrio. Esta duração resulta em um período chamado de refratário, muito importante no músculo cardíaco, pois garante o relaxamento em cada contração, durante o qual ocorre o enchimento cardíaco.

16
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais