Buscar

Olá, alguém sabe a resposta desta questão? Apol fundamentos da educação Mod B fase-1.

Questão 10/10

Leia o fragmento de texto a seguir: 

As abordagens de Marx e Weber divergem essencialmente tanto em relação ao viés teórico-metodológico                                                                                                 quanto aos objetos de análise. O olhar de Marx se dirige à sociedade capitalista, seu modo de produção,                                                                                    contradições, limites e problemas. Enquanto Max Weber tem em foco o entendimento da sociedade                                                                                                               pela ação dos indivíduos.
Fonte: Citação elaborada pelo autor desta questão.

De acordo com os conteúdos do livro-base Fundamentos socioculturais da educação sobre as                                                                                                                                                                       principais diferenças entre Marx e Weber, assinale a alternativa correta:

A

Existe uma confluência entre os autores em relação a raiz dos conflitos existentes na                                                                                                      sociedade industrial moderna. Ambos concordam que o aspecto econômico é central                                                                                                          para explicar o funcionamento da sociedade.

B

Marx toma o fator econômico como determinante para explicar as contradições da                                                                                                                sociedade, Weber entende que o os conflitos são reais, porém multicausais.

C

Tanto Marx quanto Weber elaboram uma crítica social e propõem, dentro do escopo                                                                                                           de seus ensinamentos, uma alternativa ao capitalismo.

D

Weber, ao analisar a origem do capitalismo industrial, identifica o protestantismo como fator                                                                                                   gerador do ethos Marx concorda e acrescenta que que a religião justifica o domínio                                                                                                                                                    e a exploração como sendo o ópio do povo.

E

Tanto o individualismo metodológico (Weber) quanto o materialismo dialético (Marx) estão                                                                                  de acordo sobre o funcionamento básico da sociedade, isto é, as classes são o motor                                                                                                                            da história.

💡 1 Resposta

User badge image

zelia vidal

é a letra B com certeza!!!!!

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais