Buscar

Bactérias não possuem mitocôndrias, no entanto respiram.Qual a estrutura bacteriana que aloja o sistema de citocromos responsável pela respiração?

Membrna citoplasmática

💡 6 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

A estrutura responsável pela respiração é a membrana citoplasmática. Essa membrana como sabemos, é uma parte essencial da célula, pois além de servir como separador entre o meio interno da célula e o seu meio externo, a membrana também desempenha diversas outras funções. Uma delas é a respiração celular, fazendo com que o oxigênio chegue ao citoplasma e seja absorvido por todas as enzimas presentes no mesmo. Além dessa função, a membrana possui uma outra função muito importante para as células que é a proteção do seu núcleo, bloqueando qualquer organismo estranho e desnecessário que tente entrar na célula. Essa função é muito importante pois graças a ela é criada uma resistência que por exemplo, impede que certos vírus consigam acesso imediato na célula, livrando assim o organismo de uma possível doença.

3
Dislike0
User badge image

Luis Carlos F Carvalho

Membrana citoplasmática

0
Dislike0
User badge image

Gabriel Maia

E aí, Luis!

A membrana citoplasmática dos procariotos possuem pequenas cristas (semelhantes às mitocôncrias), e nestas cristas contém enzimas que fazem o processo de respiração. Lembrando que estamos falando de microrganismos aeróbicos. 

0
Dislike0
User badge image

Bianca Resende

membrana citoplasmática

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais