Buscar

como se explica Jurisdição na filosofia e historia do direito?

Jurisdição dentro do contexto tem princípios, caracteristicas e elementos, mas o que quero saber é quais os filósfos contribuiram para a ideia de jurisdição e como historicamente no direito este termo se edificou.

💡 1 Resposta

User badge image

Nária Jane

Os filósofos que trabalharam com a noção de justiça, direito, jurisdição são dos pré-socráticos até os da era atual. Parmênides, por exemplo, com sua ideia de que há mudanças conforme a necessidade, mas o que é essencial fica conosco, relacionando-se assim, com a necessidade de garantir cada dia mais os direitos das pessoas, assegurando o que nos é essencial, nossos direitos humanos. Sócrates, Platão e Aristóteles iniciam com uma ideia mais formulada de justiça, direito e equidade. Para Sócrates a Lei da Pólis era considerada acima de qualquer coisa, até dos julgamentos intrínsecos humanos, por esse motivo, em Apologia de Sócrates constatamos que Sócrates morre para proteger as Leis. Enfim, todos eles influenciaram vários outros, como Tomás de Aquino e Santo Agostinho, que, na Idade Média, foram ao encontro da Filosofia e Teologia. Pelo estudo desses filósofos, o termo jurisdição se edificou, como sinal de justiça e equidade, "TRATAR OS IGUAIS IGUALMENTE E OS DESIGUAIS DESIGUALMENTE, NA MEDIDA QUE SE DESIGUALAM" 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais