Buscar

O que diferencia, no nível de estrutura, uma bactéria Gram-positiva de Gram-negativa?

Morfologia bacteriana

💡 4 Respostas

User badge image

Angelica Cristina da Silva Freire Fernandes

 

Quando a parede tem uma camada espessa de peptidoglicanos, a célula tinge de cor púrpura ou azul quando fixada com violeta-cristal, uma preparação conhecida como técnica de Gram (do nome do cientista Hans Christian Gram, que inventou esta técnica), e denominam-se bactérias "Gram-positivas".

Outras bactérias possuem uma parede celular dupla, em que a interna é uma fina camada de peptidoglicanos, enquanto que a exterior á formada por carboidratos, fosfolípidos e proteínas. Estas bactérias tingem de vermelho com a técnica de Gram, e denominam-se bactérias "Gram-negativas".

Muitos antibióticos, incluindo a penicilina e seus derivados, atacam especificamente a parede celular das bactérias Gram-positivas, inibindo as enzimas transpeptidase e carboxipeptidase, responsáveis pela síntese dos peptidoglicanos.

3
Dislike0
User badge image

Luis Carlos F Carvalho

A presença da membrana externa somente nas bactérias Gram-negativas

0
Dislike0
User badge image

Luis Carlos F Carvalho

Além da membrana externa, as bactérias Gram-negativa apresentam uma parede delgada e LIPOPOLISSACARIDEOS (LPS) na superficie e as Gram-positivas, apresentam uma parede mais espessa e ácido TEICÓICO.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais