Buscar

Comente sobre a historiografia da africa?

Texto sobre historiografia da Africa ? 

💡 6 Respostas

User badge image

Emerson Figueiredo

A Unesco lançou uma coleção com oito volumes (História Geral da África) , que é um material bastante rico e valioso para o debate historiografico acerca do continente africano, essa coleção também conta com produções de pesquisadores africanos.

No site abaixo, você encontrara todos os volumes disponiveis em PDF para baixar gratuitamente, Boa Leitura!

 http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/general_history_of_africa_collection_in_portuguese-1/

4
Dislike0
User badge image

Mih Cavalcanti

Autores como Leila Hernadez e Elikia M'Bokolo são ótimas leituras e oferecem visões diferenciadas sobre a História da África, há varias obras e trechos disponíveis na internet também.

3
Dislike0
User badge image

Rafael Biancardini

Olá! Temos vários, a historiografia africana é muito rica. Temos muito escritores que fazem da historiografia africana parte de um período contundente (ou seja, o período entre a década de 40 e 50, até os fins do colonialismo europeu.) para a rápida evolução dessa historiograifa, que mas especificamente foi difundida entre os escritores, que fizeram parte e foram perspicazes para a crítica do colonialismo. Entre eles Kwanne Anthony Appiah (filósofo e ensaísta sobre o pan-africanismo), Frantz Fannon e Aíme Cesaire (críticos do colonialismo francês e no colonialismo em geral), além de alguns que teorizaram sobre esse período, como o ensaísta Albert Memmi, argelino que escreveu "Retrato do colonizado". Temos alguns outros, como o moçambicano Mia Couto, Pepetela, com a "Geração da Utopia", entre outros. Podemos citar aqueles, que também incluem a História da África, mesmo relacionado com temas apropriados de suas atividades, como Alberto da Costa e Silva, Elisa Larkim, Marcelo Bittencourt e o livro organizado por Carlos Henrique Cardim e Rubens Gama Dias filho, "Herança Africana no Brasil e no Caribe", também é um belo exemplo da atividade que fazem, historiando temas que, indiretamente, fazem parte ou devem, pelo menos do conhecimento acerca da História da África. Temos também Abdias Nascimento, nosso grande militante das causas dos afro-brasileiro.

Espero ter ajudado! 

Abraços! xD

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais