gestão de cargos e salários

Quanto à forma, o contrato de trabalho pode ser avençado tácita ou expressamente (verbalmente ou por escrito).

Referente à forma tácita, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.

 

A

A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços não eventuais a outrem, sob dependência deste e mediante salário, sem que tenham feito qualquer acordo.

 

B

A forma tácita é aquela em que as partes estipulam as condições da prestação do serviço de forma clara, podendo ser celebrado de forma verbal ou escrita.

 

C

A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços eventuais a empresas terceirizadas, sob dependência deste e mediante benefícios.

 

D

A forma tácita é aquela em que as partes estipulam as condições da prestação do serviço de forma complexa, celebrado de forma escrita.

 

E

A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços eventuais a outrem, sob dependência deste e mediante salário, sem que tenham feito qualquer acordo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

De acordo com o Art. 458 – “Além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado. Em caso algum será permitido o pagamento com bebidas alcoólicas ou drogas nocivas.”Quanto ao salário in natura e utilidades não salariais, é correto afirmar:

 

A

A habitação, a energia elétrica e o veículo fornecidos pelo empregador ao empregado, quando dispensáveis para a realização do trabalho, não têm natureza salarial, ainda que, no caso do veículo, seja ele utilizado pelo empregado também em atividades particulares.

 

B

Os vestuários, equipamentos e outros acessórios fornecidos aos empregados e utilizados no local de trabalho, para a prestação do serviço têm caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.

 

C

O transporte destinado ao deslocamento para o trabalho e retorno, em percurso servido ou não por transporte público, ao contrário do vale-transporte, tem caráter salarial, integrando a remuneração do empregado, para todos os efeitos legais.

 

D

O vale-transporte e o vale-refeição, fornecidos por força do contrato de trabalho, não têm natureza salarial e devem ser sempre subsidiados parcialmente pelo empregador.

 

E

A assistências médicas, hospitalares e odontológicas prestadas diretamente pelo empregador ou mediante seguro-saúde, não têm natureza salarial, ainda que sejam subsidiadas parcialmente pelo empregado.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O parágrafo 2º do artigo 443, CLT, especifica as hipóteses de adoção do contrato com prazo determinado. Vê-se que uma delas é o contrato de experiência. Neste, há uma diferença em relação aos outros contratos com final prefixado: existe a possibilidade de se transformar em contrato por tempo indeterminado.

Referente ao contrato de experiência, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:

 

A

O contrato de experiência não pode ultrapassar 90 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.

 

B

O contrato de experiência não pode ultrapassar 120 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.

 

C

O contrato de experiência não pode ultrapassar 4 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.

 

D

O contrato de experiência não pode ultrapassar 6 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.

 

E

O contrato de experiência não pode ultrapassar 45 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um estudante foi contratado por uma empresa para trabalhar numa jornada diária de trabalho de seis horas de segunda e sexta-feira, sem registro em CTPS, firmando com o mesmo um contrato de estágio educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, baseando-se na Lei nº. 11.788/08.

Sobre o contrato de estágio é certo que:

 

A

É um contrato por prazo determinado que sempre gera vínculo empregatício.

 

B

Mesmo se tratando de um contrato especial, gera sempre vínculo empregatício.

 

C

É também chamado de contrato de aprendizagem.

 

D

É o primeiro momento do contrato individual de trabalho, conhecido como contrato de experiência.

 

E

Trata-se de um contrato especial e peculiar que não gera vínculo empregatício.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Analise a relação proposta entre as asserções a seguir:

I - A estratégia de remuneração tem relação direta com o mercado de trabalho e com o negócio da empresa, requerendo análise aprofundada do papel e do grau de importância das pessoas na competitividade da organização.

Porque


II - A estratégia de remuneração é concretizada nas políticas adotadas em relação ao posicionamento dos valores no mercado de trabalho e no estabelecimento do composto remuneratório a ser praticado.

(Disponível na Biblioteca Virtual, do autor Ademar Orsi, p. 173-174)
Assinale a alternativa correta:

 

A

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.

 

B

As duas afirmações são falsas.

 

C

As duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.

 

D

A primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa.

 

E

A primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Disciplina:Administração de Cargos e Salários1.519 materiais

2 resposta(s)

Carregar mais