Buscar

Quais são os dois órgãos onde ocorre a gliconeogênese? Em qual dos dois órgãos o processo é mais importante? Por quê?

💡 3 Respostas

User badge image

Ingrid Oliveira

Ocorre principalmente no fígando e em menor extensão nos rins. É uma via que é ativada principalmente quando o jejum é prolongado. A via faz glicose a partir do piruvato, se ultiliza percursores como o lactato, piruvato, glicerol e aminoácidos.

2
Dislike0
User badge image

tania de lourdes ribeiro

É uma via que ocorre principalmente no fígado e pouco no rim, onde temos a síntese de glicose a partir de substancias que não sejam carboidratos, utilizando glicerol, aminoácidos, lactato, etc..Quando a concentração de glicose circulante vinda da alimentação diminui, o glicogênio hepático e muscular é degradado (num processo que se chama glicogenólise fazendo com que a glicemia volte a valores normais.

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A gliconeogênese corresponde à uma via metabólica responsável pela síntese de glicose a partir de compostos que não são carboidratos, incluindo aminoácidos, lactato e glicerol, e é fundamental para a manutenção da glicose circulante (glicemia) durante períodos afastados das refeições, como o jejum noturno. A maior parte da glicose produzida destina-se ao cérebro que, juntamente com as hemácias, utilizam exclusivamente glicose como fonte de energia.


A gliconeogênese se processa principalmente no fígado e, com menor importância, nos rins, ficando restrita a esses dois órgãos devido à presença exclusiva da enzima glicose 6-fosfatase, responsável pela conversão de glicose 6-fosfato a glicose. Somente em casos de jejum muito prolongado é que a contribuição do córtex renal chega a ser significativa, sendo o fígado o principal órgão responsável pela correção da glicemia.


Por ser uma via praticamente oposta à glicólise, só háverá ganho líquido se uma das vias estiver inativa enquanto a outra funciona. A glicose é produzida principalmente no fígado e exportada para as células que dela necessitam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais