Buscar

Diferencie a gliconeogênese da glicogenólise

Metabolismo dos carboidratos

💡 4 Respostas

User badge image

Aninha Machado

A glicogenólise ocorre quando estamos em jejum, mas não em jejum prolongado, sendo a degradação do glicogênio em casos de hipoglicemia para controle glicêmico.

A gliconeogênese ocorre quando já não se tem glicogênio armazenado disponível. Quando já ocorreu o processo de glicogenólise e estamos em jejum a mais de duas horas, a gliconeogênese então é ativada com quebra de subtratos não glicídicos para geração de energia (alguns substratos: aminoácidos, como alanina e glutamina, glicerol e lactato).

 

7
Dislike0
User badge image

Luis Carlos F Carvalho

Gliconeogenese refere-se a síntese ou formação de glicose a partir de substrato não carboidratos, como lactato, piruvato, propionato e glicerol. A glicogenólise é a formação  de glicose ou 6-fosfato a partir glicogênio, ou seja quebra do glicogênio em glicose.

4
Dislike0
User badge image

Jonas Melo

GLICONEOGÊNESE

A gliconeogênese é uma reação Anabólica de conversão, a partir de compostos como lactato, alanina, frutose, glicerol e deposito de glicose 6 fostato, em glicose. 
É dispendiosa em termos energéticos ATP. As primeiras reações ocorrem na mitocôndria celular. A gliconeogênese antecede a glicogênese, que tem como objetivo formar moléculas de Glicogênio.

 

GLICOGENÓLISE

É uma reação Catabólica que é ativada por enzimas: glicogênio fosforilase, Epinefrina. Como exemplo temos os ions Ca+ dos músculos, quando contraidos, ativam a enzima fosforilase. Estas enzimas "quebram" a molécula de glicogênio para formar glicose, fornecendo energia para as células.

4
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais