Buscar

DIREITO CONSTITUCIONAL

Com base nas obras de Aristóteles (Política) e de John Locke (Segundo Tratado do Governo Civil), Montesquieu escreveu ‘O Espírito das Leis’, que trata da Teoria dos Três Poderes.

Um dos objetivos de Montesquieu era evitar que governos absolutistas voltassem ao poder. Para isso, em sua obra, escreve sobre a necessidade de se estabelecer a autonomia e os limites de cada poder.

Na sua visão, cada Poder teria uma função específica como prioridade, ainda que pudesse exercer também funções dos outros Poderes dentro de sua própria administração. O sistema de Freios e Contrapesos consiste no controle do poder pelo próprio poder, sendo que cada Poder teria autonomia para exercer sua função, mas seria controlado pelos outros poderes. Isso serviria para evitar que houvesse exagero no exercício de poder por qualquer um dos Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário).

Assim, embora cada poder seja independente e autônomo, trabalha em harmonia com os demais Poderes.” (PERRET, Marcelo. Montesquieu e a Divisão de Poderes (Sistema de Freios e Contrapesos).)

Sobre o Poder Executivo, assinale a alternativa correta: 

A

O Poder Executivo tem o poder de aplicar a lei e manter a ordem, inclusive fazendo uso da força física.

B

O Poder Executivo não está obrigado a cumprir as decisões judiciais.

C

O Poder Executivo é um braço do Poder Legislativo, apenas executando o que este decide.

D

Todas as assertivas estão corretas.

E

Todas as assertivas estão incorretas.

💡 2 Respostas

User badge image

jaziel dos

  A

O Poder Executivo tem o poder de aplicar a lei e manter a ordem, inclusive fazendo uso da força física.

0
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Alternativa A.

A) Correta. O Poder Executivo tem o poder de aplicar a lei e manter a ordem, inclusive fazendo uso da força física. Exemplo disso é que as forças policiais são parte integrante do Poder Executivo dos entes federativos, e se submetem a diretrizes do chefe deste. 

Em certos casos, o Poder Executivo, por meio de seus agentes, possuem a prerrogativa de fazer o uso da força mesmo sem autorização específica de outro poder.

Exemplo: Prisão em flagrante, uso da força policial para dissuadir manifestações onde haja risco de depredação de patrimônio público, entre outros.

B) Incorreta. Todos os poderes estão obrigados a cumprir decisão judicial. 

C) Incorreta. O Poder executivo é um poder independente, assim como são os Poderes Legislativo e Judiciário. O que há é o sistema de Freios e Contrapesos, que consiste no controle do poder pelo próprio poder, tendo cada poder autonomia para exercer sua função, sendo, no entanto, controlado pelos outros poderes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais