Buscar

disecusiva uninter

Questão 1/5

Meirelles alerta que “as formas usuais de dominação dos mercados são os trustes e cartéis” (1997, p.555). O truste, de acordo com Sandroni, é um:  “tipo de estrutura empresarial na qual várias empresas, já detendo a maior parte de um mercado, combinam-se ou fundem-se para assegurar esse controle, estabelecendo preços elevados que lhe garantam elevadas margens de lucro”(1999, p.616). Um dos mecanismos do truste é fatiar o mercado entre os seus membros. Além do prejuízo óbvio aos consumidores, o truste é um risco para as empresas menores, que podem vir a ser eliminadas. Já o Cartel para Meirelles:  “é a composição voluntária dos rivais sobre certos aspectos do negócio comum” (1997, p.555). Vejamos um exemplo: Em 2014 o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) aplicou multa de centenas de milhões de reais aos membros do chamado “cartel de cimento”. De acordo com o CADE, este cartel “atuou no mercado brasileiro de cimento e concreto por meio da fixação de preços e de quantidades de venda de produtos, divisão regional do mercado e alocação de clientes entre as empresas cartelizadas”. Nem sempre é fácil diferenciar um truste de um cartel. È mais relevante compreender como estas estratégias prejudicam os consumidores, o mercado e as demais empresas.  

Neste sentido há algumas infrações praticadas contra a ordem econômica e que são penalizadas pela legislação brasileira. Cite alguns exemplos destas práticas puníveis pela legislação brasileira e das penalidades que as empresas podem sofrer neste cenário.

💡 1 Resposta

User badge image

Larissa Damasceno

pena de morte

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais