Buscar

comportamento do consumidor

Os consumidores tomam decisões com base nos processos de compras, Engel, Blackwell e Miniard (2000) destacam que tais decisões são inter-relacionadas: quando comprar, o que comprar, onde comprar e como pagar. Nesse procedimento, o consumidor precisa de informações relevantes para a tomada de decisão sobre os preceitos citados, pois não é somente a decisão que efetivamente executará o consumo, torna-se necessário o ato, ou seja, ele precisa efetivamente de agir para que o consumo exista.

(TEIXEIRA, R. G. Comportamento do consumidor: Processo de Decisão de Compras em sites de compras coletivas. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração), Fundação Pedro Leopoldo: Pedro Leopoldo, 2012.)

A partir do que se apresenta na contextualização da questão, aponte as etapas de decisão de compra e suas ramificações, de acordo com Seabra (2002).

💡 3 Respostas

User badge image

franariati

Os alunos devem contemplar em seu argumento os seguintes pontos:

Etapa de Pré-Compra: detecção de uma carência; reconhecimento de um problema; busca de informações; avaliação das alternativas.

Etapa de Compra: Compra.

Etapa de Pós-Compra: Consumo e avaliação

essa é a resposta

6
Dislike0
User badge image

franariati

O valor hedônico considera que o consumidor procura a diversão, a fantasia, o estímulo sensorial e o prazer na hora de consumir. o consumo hedônico está ligado aos aspectos sensoriais (aromas, cores, sons), fantasiosos e emotivos da experiência que o seu cliente constrói com os seus produtos. Nessa visão o produto não é apenas um objeto e sim uma representação conceitual 

3
Dislike0
User badge image

Rodrigo Blauth

As etapas do Processo de Decisão de Compras são representadas por:

Necessidade - que é baseada na carência pelo consumo de um determinado produto ou serviço.

Busca de informações - como preços, formas de pagamento e características dos bens de consumo (como qualidade, durabilidade).

Análise das alternativas - análise do que os concorrentes podem oferecer (preços, descontos, condições de pagamento).

Tomada de decisão - diz respeito à decisão em comprar um produto ou serviço.

Comportamento após a compra - o consumidor pode ou não gostar da experiência com a empresa (atendimento) e qualidade do produto ou serviço.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais