Buscar

Em uma analise de gasometria arterial como saber se o distúrbio está compensado ou é misto (respiratório e metabólico)?

💡 1 Resposta

User badge image

RD Resoluções

Por definição, temos que a gasometria arterial é um exame de sangue normalmente realizado em pessoa internadas em Unidade de Terapia Intensiva que tem como objetivo verificar se as trocas gasosas estão ocorrendo da maneira correta e, assim, avaliar a necessidade de oxigênio extra.


Esse exame é feito a partir da coleta de amostra de sangue proveniente da artéria do braço ou da perna. Esse tipo de coleta é bastante doloroso, já que se trata de uma coleta mais invasiva. O sangue coletado é levado para o laboratório para que sejam feitos exames bioquímicos para verificar pH sanguíneo, concentração de bicarbonato e pressão parcial de CO2.


Portanto, para saber se o distúrbio está compensado ou é misto, a gasometria arterial solicitada nas doenças pulmonares obstrutivas crônicas, na fibrose cística, no diabetes não controlado, nos distúrbios do sono, nas infecções graves, na insuficiência cardíaca ou renal ou depois de uma overdose de drogas, pois a gasometria não fornece por si só todas as informações necessárias, sendo necessários outros exames para avaliação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais