Buscar

A aplicação do Princípio da Fungibilidade no Proc. Trab. seria o vínculo da criação de regramento, não havendo lei que o fundamente?

Indagação quanto a apliacação do princípio da fungibilidade no processo trabalhista sem a razão de fundamento de uma lei que o estruture e o dê suporte.

💡 6 Respostas

User badge image

Thiago José de Souza Oliveira

Agradeço a colaboração Tiago Do Vale, mas indago novamente, qual seria a fundamentação para a existência e pertinência de tal princípio? Não estaríamos diante de um regramento sem lei?

Abraço.

Att.

Thiago JS Oliveira

1
Dislike0
User badge image

Tiago Rocha Do Vale

Esse princípio versa exatamente pela alternância, quando possível, entre a aplicação de um recurso por outro mais adequado. A conversão só pode se dar em face em três situações, são elas: a inexistência de erro grosseiro, existência de dúvida plausível quanto ao recurso cabível e o recurso interposto erroneamente deverá obedecer o prazo do recurso cabível no caso concreto.

Essa conversão só ocorrerá quando, mesmo sem a razão de um fundamento de uma lei que o preceda, não incorra em erro grosseiro, exista essa duvida plausível quanto ao recurso cabível e que deva ser respeitado o prazo do recurso cabível no caso pleiteado. Tiago Rocha.

0
Dislike0
User badge image

Francielli Galvão Penariol

O princípio da fungibilidade recursal adentrou o ordenamento jurídico pátrio por meio da previsão expressa contida no artigo 810 do Código de Processo Civil de 1939 assim dispunha: “salvo a hipótese de má-fé ou erro grosseiro, a parte não será prejudicada pela interposição de um recurso por outro, devendo os autos ser enviados à Câmara, ou turma, a que competir o julgamento.”.

Com a criação de um novo Código de Processo Civil entendeu-se desnecessário manter tal previsão. Entretanto, o código vigente, embora menos confuso que o anterior, também possui dúvidas capazes de fazer com que os operadores do direito cometam equívocos no momento da interposição dos recursos.

A fungibilidade recursal é um princípio jurídico implícito previsto no artigo 244 do código vigente que dispõe: “quando a lei prescrever determinada forma, sem cominação de nulidade, o juiz considerará válido o ato se, realizado de outro modo, Ihe alcançar a finalidade.”.

Os doutrinadores consideram a fungibilidade recursal como uma derivação do princípio da instrumentalidade das formas.

No mesmo sentido ensina Guilherme Freire de Barros Teixeira (2009, p.157):

“Não obstante o Código de Processo Civil de 1973 não tenha reproduzido o dispositivo da lei revogada, o princípio da fungibilidade tem aplicação ainda hoje, tratando-se de um princípio implícito, decorrente da instrumentalidade das formas.”

O entendimento é de que o recurso interposto, ainda que de maneira equivocada, alcança a finalidade que dele se espera, qual seja a reapreciação da matéria debatida.

No âmbito do Tribunal Superior do Trabalho a fungibilidade foi reconhecida, expressamente, por meio da Orientação Jurisprudencial da Seção de Dissídios Individuais II, nº 69:

 

"OJ-SDI2-69 FUNGIBILIDADE RECURSAL. INDEFERIMENTO LIMINAR DE AÇÃO RESCISÓRIA OU MANDADO DE SEGURANÇA. RECURSO PARA O TST. RECEBIMENTO COMO AGRAVO REGIMENTAL E DEVOLUÇÃO DOS AUTOS AO TRT. Inserida em 20.09.00

Recurso ordinário interposto contra despacho monocrático indeferitório da petição inicial de ação rescisória ou de mandado de segurança pode, pelo princípio de fungibilidade recursal, ser recebido como agravo regimental. Hipótese de não conhecimento do recurso pelo TST e devolução dos autos ao TRT, para que aprecie o apelo como agravo regimental".

 

 

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais