Buscar

A respeito do monopólio como estrutura de mercado, assinale a alternativa correta.

"Em decisão publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (06/01), a Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade instaurou processo administrativo para investigar a prática de condutas anticompetitivas por parte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – ECT (PA nº 08700.009588/2013-04).

A investigação teve início a partir de denúncia do Sindicato das Empresas de Transportes de Carga de São Paulo e Região – Setcesp, que alegou que os Correios estariam cometendo duas condutas anticompetitivas.

De acordo com o sindicato, a estatal estaria tentando estender seu monopólio legal sobre a entrega de cartas para outros produtos. Por meio de ações judiciais repetidas e sem fundamento objetivo, prática conhecida como sham litigation, a ECT estaria excluindo do mercado concorrentes que entregam tais produtos."

A respeito do monopólio como estrutura de mercado, assinale a alternativa correta.
A

Monopólios decorrem de existência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado, por diversos fatores, dentre eles por concessões do poder público (monopólio legal).

B

O monopólio legal é absolutamente proibido não apenas pela legislação brasileira, assim como pela teoria econômica.

C

Situação de monopólio é situação na qual uma empresa é dominante no mercado no consumo de determinado bem, mas não de determinado serviço.

D

O monopólio decorrente da controle de insumos básicos de consumo não é visto como um problema econômico, mas apenas como um problema social. Diferente do monopólio de insumos de serviços, considerado problema econômico e não social.

E
Monopólio legal e concorrência monopolística em razão da especialização da produção são sinônimos, motivo pelo qual são tratados igualmente pela teoria econômica.

💡 3 Respostas

User badge image

GSP NA

Resposta A

Monopólios decorrem de existência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado, por diversos fatores, dentre eles por:

concessões do poder público (monopólio legal),

exigência de grande volume de capital em virtude da engenharia do projeto e da escala mínima de operação;

domínio da patente enquanto essa não cai em domínio público em face da inovação tecnológica desenvolvida para produzir o bem ou serviço;

controle da matéria-prima básica.

5
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A alternativa correta é a alternativa A. Monopólios decorrem de existência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado, por diversos fatores, dentre eles por concessões do poder público. Um monopólio é caracterizado pela ausência de concorrência, o que pode levar a altos custos para os consumidores, produtos e serviços inferiores e comportamento corrupto. Uma empresa que domina um setor empresarial ou uma indústria pode usar essa posição dominante a seu favor e às custas de outros.

Pode criar escassez artificial, fixar preços e, de outra forma, contornar as leis naturais de oferta e demanda . Pode impedir novos entrantes no campo, discriminar e inibir a experimentação ou o desenvolvimento de novos produtos, enquanto o público - roubado do recurso de usar um concorrente - está à sua mercê. Um mercado monopolizado muitas vezes se torna desigual, e mesmo ineficiente.  Fusões e aquisições entre empresas do mesmo negócio são altamente regulamentadas e pesquisadas por esse motivo. As empresas normalmente são obrigadas a alienar ativos se as autoridades federais acharem que uma fusão ou aquisição proposta violará as leis antimonopólio.

1
Dislike0
User badge image

Simone Mariana Sampaio

ou seja o controle sobre a matéria prima, produto ou serviço
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais