Buscar

Qual é o mecanismo de desenvolvimento (fisiopatologia) de pancreatite aguda?

Quem puder me ajudar ae respondendo ou me passando um artigo agradecerei  !

💡 5 Respostas

User badge image

Bit Ayo

Olá. O pâncreas é uma glândula com funções endócrinas e exócrinas. Uma função exócrina saudável refere-se à secreção de suco pancreático contendo precursores de enzimas digestivas, tais como o tripsinogênio, no duodeno. Lá, esses precursores são transformados nas enzimas digestivas propriamente ditas pela ação de mais outras enzimas; no exemplo, o tripsinogênio é ativado no duodeno pela enteropeptidase, quando passa a se chamar tripsina, uma enzima que digere proteínas.

Entretanto, quando uma pessoa sofre de colelitíase (pedra na vesícula), abusa no alcoolismo ou mesmo sem motivo aparente, há uma chance dos precursores das enzimas serem ativados antes de chegarem no duodeno, ainda dentro do pâncreas. O que acontece então é literalmente a digestão dos tecidos do pâncreas causando sua inflamação ou até necrose, em casos mais graves. Essa é a condição conhecida como pancreatite aguda. Até mais. Espero ter ajudado.

8
Dislike0
User badge image

William Silva

Realmente, a hipercolesterolemia, ou alta taxa de colesterol é um dos maiores fatores de pancreatite agura. Isso porque o figado usa o colesterol pra produzir bile, que atua emulsificando as gorduras da alimentaçao. Quando temos muito colesterol o figado produz muita bile e essa é armazenada e concentrada na vesicula biliar logo atrás do fígado. QUando ela se concentra demias forma calculos, ou pedrinhas que podem entupir os ductos por onde a bile é drenada. Quando isso acontece só nos ductos biliares, menos mal. Mas, quando esses calculos pegar o ducto comum, que leva bile e enzimas pancreaticas para o intestino a coisa se complica. Embora as enzimas pancraticas seja inativados para que não causem lesão no proprio pancreas, em alta conentração eles podem se autocatalizar e assim podem levar a lessão tecidual do pancreas, que leva a inflamação, almento de enzimas séricas e tudo mais. 

3
Dislike0
User badge image

Iago Reis

Pode ser uma consequência de obstrução da papila maior do duodeno por uma pedra de colesterol criada pela alta concentração da bile. 

Essa pedra se formou ainda na vesicula biliar e foi levada pelo fluxo até a papila, uma junção do ducto colédoco com o ducto pancreático, impedindo a secreção das enzimas proteolíticas pancreaticas para o duodeno. 

Sao varias as enzimas pancreaticas, portanto as proteoliticas produzidas pelo pancreas exócrino são as causadoras da autodigestão e lesão pancreatica (tripsina, quimiotripsina e carbopeptidases) levando a pancreatite aguda. 

1
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais