Buscar

Qual a resposta correta?

Questão 4/5

Leia o fragmento abaixo:

 Em todas as outras formas de dominação histórica anteriores, o dominado sabia que era dominado e sabia quem era o seu dominador. O escravo sabia que o seu senhor o mantinha em cativeiro e o obrigava a trabalhar para si à força, o servo sabia que o dono do feudo lhe arrancava a maior parte do que plantava e colhia. No capitalismo ao contrário, o trabalhador acha que é justo que ele seja separado do fruto de seu trabalho mediante o pagamento do salário. O máximo de injustiça contra a qual o trabalhador normalmente se revolta diz respeito aos salários baixos e às condições ruins de trabalho (jornadas longas demais, insalubridade, etc). (Rodrigues, 2004, p. 47)

 A partir da leitura, como podemos compreende a questão da dominação no capitalismo?

A
No sistema capitalista não há dominação, o texto revela a dominação que existia entre senhor feudal e escravo, relação que já finalizou, tendo em vista a abolição da escravatura e o início do capitalismo.
B
No capitalismo há dominação do dinheiro sobre qualquer outra coisa, já que o capital que determina a forma como as coisas devem ser.
C
No capitalismo há dominação do dono do capital sobre o trabalhador, o que configura a luta de classes entre o proletariado, dono da força de trabalho, e o capitalista, dono dos modos de produção.
D
No sistema capitalista não há dominação, pois as pessoas são livres.
E

No sistema capitalista não há dominação, pois as pessoas não são livres.

💡 2 Respostas

User badge image

Sidnei Silva

C - No capitalismo há dominação do dono do capital sobre o trabalhador, o que configura a luta de classes entre o proletariado, dono da força de trabalho, e o capitalista, dono dos modos de produção.

0
Dislike0
User badge image

Mah Gambarini

Obrigada

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais