Buscar

APOL 3 - ADMINISTRAÇÃO - SOCIOLOGIA / RESPONSABILIDADE SOCIAL

APOL 3

 

Questão 1/5

O que está em jogo são novos valores que se incorporem aos processos de inovação e que sejam compatíveis com a capacidade de suporte do planeta. Nesse sentido, não basta às organizações serem inovadoras; elas precisam também ser sustentáveis, entendendo que a palabra sustentável está relacionada com a concepção socioambiental de desenvolvimento e não apenas com o sucesso na obtenção de condições de competitividade. Sustentabilidade deixou de ser um elemento marginal e se tornou atributo de competitividade.

 

                Disponível em: ROCHA Loures, Rodrigo. Sustentabilidade XXI: Educar e inovar sob uma nova consciência. Editora Gente, São Paulo , 2009  p. 95

 

A partir do texto, analise as seguintes afirmações:

 I - Os processos de inovação científica e tecnológica nada têm a ver com qualquer escala de valores.

II - As inovações tecnológicas que não respeitam a sustentabilidade do planeta e a justiça social são nocivos para a humanidade.

III - O desenvolvimento econômico deve levar em conta apenas o critério de competitividade com a concorrência em função do maior lucro possível.

 

É CORRETO o que se afirma em:

 

A

I, apenas.

B

II, apenas.

C

I e III, apenas.

D

II e III, apenas.

E

I, II e III.

 

Questão 2/5

 

O anúncio feito pelo Centro Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN) de que havia encontrado sinais de uma partícula que pode ser o bóson de Higgs provocou furor no mundo científico. A busca pela partícula tem gerado descobertas importantes, mesmo antes da sua confirmação. Algumas tecnologias utilizadas na pesquisa poderão fazer parte de nosso cotidiano em pouco tempo, a exemplo dos cristais usados nos detectores do acelerador de partículas large hadron colider (LHC), que serão utilizados em materiais de diagnóstico médico ou adaptados para a terapia contra o câncer. “Há um círculo vicioso na ciência quando se faz pesquisa”, explicou o diretor do CERN. “Estamos em busca da ciência pura, sem saber a que servirá. Mas temos certeza de que tudo o que desenvolvemos para lidar com problemas inéditos será útil para algum setor.”

                           CHADE, J. Pressão e disputa na busca do bóson. O Estado de S. Paulo, A22, 08/07/2012 (adaptado).

 Considerando o caso relatado no texto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.

I - É necessário que a sociedade incentive e financie estudos nas áreas de ciências básicas, mesmo que não haja perspectiva de aplicação imediata.

 

PORQUE

 

II - O desenvolvimento da ciência pura para a busca de soluções de seus próprios problemas pode gerar resultados de grande aplicabilidade em diversas áreas do conhecimento. 

A respeito dessas asserções, assinale a opção CORRETA

A

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I. 

B

As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

C

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E

As asserções I e II são proposições falsas.

 

Questão 3/5

As classes sociais emanam a partir da divisão social do trabalho. De acordo com Paixão (2012, p.92), a classe social define-se a partir da inserção dos indivíduos na produção da vida material, ou seja, o que os indivíduos são no momento do trabalho.

Assinale a alternativa que apresenta de forma correta as classes sociais a partir da visão marxista.

A

Existem três classes sociais, a alta, a média e a baixa.

B

Existe a classe social dos detentores dos meios de produção e a classe social daqueles que vendem a sua força de trabalho.

C

Existem as classes sociais dos trabalhadores, dos artesãos e dos capitalistas.

D

Existem as classes sociais dos capitalistas e dos socialistas.

 

Questão 4/5

O advento da indústria de alta tecnología, ou seja, a indústria com base na microeletrônica e asistida por computadores, introduziu uma nova lógica de localização industrial. As empresas eletrônicas, produtoras dos novos sistemas da tecnologia da informação, foram as primeiras a utilizar a estratégia de localização, possibiltada e exigida pelo processo produtivo embasado na informação. CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo, Paz e Terra, 1999. (adaptado). 

Em relação ao contexto do ”novo espaço industrial”, avalie as afirmações a seguir.

I - Apesar da existência de novos e importantes centros de inovação para desenvolvimento de tecnologia da informação, os principias centros metropolitanos do mundo continuam a acumular fatores indutores de inovação e a gerar sinergia na indústria e serviços avançados.
II - A indústria de alta tecnología depende da força de trabalho de um grupo de profissionais altamente qualificados com base científica e tecnológica. A localização de mão de obra não qualificada ou semiqualificada, necessária para a realização de operações auxiliares, não influencia a escolha da localização industrial.
III - O novo espaço industrial caracteriza-se, entre outros aspectos, pela capacidade organizacional de separar o processo produtivo em diferentes localizações.

 

É CORRETO  o que se afirma em:

 

A

I, apenas.

B

II, apenas.

C

I e III, apenas. 

D

II e III, apenas.

E

I, II e III 

 

 

 

 

Questão 5/5

Leia o fragmento abaixo:

 

 Em todas as outras formas de dominação histórica anteriores, o dominado sabia que era dominado e sabia quem era o seu dominador. O escravo sabia que o seu senhor o mantinha em cativeiro e o obrigava a trabalhar para si à força, o servo sabia que o dono do feudo lhe arrancava a maior parte do que plantava e colhia. No capitalismo ao contrário, o trabalhador acha que é justo que ele seja separado do fruto de seu trabalho mediante o pagamento do salário. O máximo de injustiça contra a qual o trabalhador normalmente se revolta diz respeito aos salários baixos e às condições ruins de trabalho (jornadas longas demais, insalubridade, etc). (Rodrigues, 2004, p. 47)

 A partir da leitura, como podemos compreende a questão da dominação no capitalismo?

 

A

No sistema capitalista não há dominação, o texto revela a dominação que existia entre senhor feudal e escravo, relação que já finalizou, tendo em vista a abolição da escravatura e o início do capitalismo.

B

No capitalismo há dominação do dinheiro sobre qualquer outra coisa, já que o capital que determina a forma como as coisas devem ser.

C

No capitalismo há dominação do dono do capital sobre o trabalhador, o que configura a luta de classes entre o proletariado, dono da força de trabalho, e o capitalista, dono dos modos de produção.

D

No sistema capitalista não há dominação, pois as pessoas são livres.

E

No sistema capitalista não há dominação, pois as pessoas não são livres.

 

Até aqui obtive as seguintes respostas:

QUESTÃO 1 - B

QUESTÃO 2 - A

QUESTÃO 3 - B

QUESTÃO 4 - C

QUESTÃO 5 - C

 

ALGUÉM CONCORDA? DISCORDA?

💡 6 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais