Buscar

APOL 1 Comportamento do Consumidor Sistema de Informação em Marketing

Na Revolução Industrial, a moda começou a ser vista de uma forma singular e única, uma vez que o fenômeno do gosto e do consumo ganha nova ênfase, definindo seu ciclo de obsolescência a cada estação. Intensificando este ciclo, a sociedade pós-segunda guerra mundial consolida o consumo em massa, através do pret-à-porter, em que o desejo da compra e a paixão pelo novo ditava o comportamento do consumidor. Neste período, o volume era o principal foco da produção, para atender à crescente demanda e os desejos por novidades, não tendo como prioridade a qualidade dos produtos inseridos no mercado. Isso ocasionou uma brutal modificação na forma dasantigas manufaturas, iniciando assim o processo de aceleração do ciclo de vida dos produtos de moda. Na atualidade, o efêmero se consolida e o consumo deixa de ser ostentatório (como antes) e passa a ser emocional. O consumidor é analisado conforme seus desejos, sensações, bem como as suas necessidades.
(Fonte: COLOMBO, L. O. R.; FAVOTO, T. B.; CARMO, S. N. A evolução da sociedade de consumo. Akrópólis, Umuarama, v. 16, n. 3, p. 143-149, jul./set. 2008.)

A partir do texto acima e com base nos conhecimento adquiridos na rota 01 podemos afirmar corretamente que:

A - A forma como o consumidor se comporta não mudou em essência ao longo do tempo, já que fundamentalmente o consumo sempre existiu para satisfazer desejos.

B - Até a década de 1960 as organizações não focavam no estudo do comportamento do consumidor, pois não tinham o intuito de vender em grandes quantidades e tinham uma produção artesanal por não ter tecnologia para produção em massa.

C - O estudo do comportamento do consumidor surgiu em uma época de consumo de massa em que as organizações tinham uma orientação voltada a produção, pois nesse contexto surgiu a personalização.

D - As influências macroambientais tecnológicas, como a internet, não modificaram a área de estudo do comportamento do consumidor apesar do cenário ter se tornado mais complexo, pois os produtos das organizações ainda se vendem sozinhos.

E - Por muito tempo o estudo do comportamento do consumidor não foi foco das organizações, pois o contexto histórico no qual estavam inseridas não demandavam esse tipo de conhecimento, principalmente em função da orientação dominante das organizações voltada para produção.

💡 7 Respostas

User badge image

Carla Wilbert

E - A alternativa correta é a letra ‘e’. O estudo do comportamento do consumidor se tornou relevante a medida que a concorrência foi intensificada, o mercado foi saturado.

 

0
Dislike0
User badge image

Juliana Justino

letra E

 
0
Dislike0
User badge image

NAIDION

Letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais