Buscar

o que acontece com os músculos intercostais e com o diafragma no momento da inspiração.

💡 6 Respostas

User badge image

Beatriz Costa

Na inspiração, o diafragma e os músculos intercostais se contraem. Ao se contrair, o diafragma desce e a cavidade torácica aumenta de volume verticalmente. Quando os músculos intercostais contraem, eles levam as costelas e o volume da cavidade torácica aumenta horizontalmente. Com o aumento do volume do tórax, a pressão do ar no interior da cavidade torácica e dos pulmões diminui. Então, a pressão do ar atmosférico torna-se maior que a pressão do ar interno, e o ar atmosférico penetra no corpo indo até os alvéolos pulmonares.

4
Dislike0
User badge image

Suhelen Lima

: Produz o aumento da caixa torácica. A contração do diafragma promove o descenso da parte inferior da caixa torácica, o que a expande no sentido vertical. Os intercostais externos e músculos cervicais elevam a parte anterior da caixa torácica, alterando o ângulo das costelas e alongando a espessura ântero-posterior da caixa torácica. 

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A respiração corresponde aos movimentos de inspiração e expiração e possui a participação, principalmente, de dois músculos: intercostais e diafragma.


Durante a inspiração os dois músculos trabalham para movimentar a caixa torácica. A função do diafragma é contrair e se movimentar para baixo, permitindo a expansão dos pulmões e entrada de ar. Já os músculos intercostais são responsáveis por aumentar os espaços costais e permitir a expansão dos pulmões.


No momento da inspiração os músculos intercostais aumentam os espaços costais, permitindo maior expansão dos pulmões, enquanto o diafragma se contrai e move-se para baixo, também permitindo a expansão dos pulmões.

Fonte: http://anatomiafacil.com.br/043-musculos-respiratorios/

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais