Buscar

fisiologia

Considere uma queda na concentração plasmática de proteína, de 7  para 3 g/dl. A alteração poderia ocorrer por doença renal, em que ocorre proteinúria. Que alterações relativas ocorreriam nos volumes dos compartimentos extracelulares?

💡 2 Respostas

User badge image

Debora Fantini

 

Proteinúria é a perda exacerbada de proteína pela urina, especialmente a albumina. Esta é uma proteína presente no plasma sanguíneo, fabricada pelo fígado, resultante do metabolismo de alimentos protéicos, como carnes, ovos, leites e seus derivados. A taxa sanguínea normal dessa proteína encontra-se entre 3,5 a 4,5 g/dl. Ela é de extrema importância na manutenção da circulação normal dos líquidos dentro dos vasos, e também, na conservação do estado nutricional.

A perda de proteína pela urina é um achado comum em várias doenças renais, podendo ser discreta, quando há a perda de apenas alguns miligramas de proteína por dia, ou mais intensa, quando há a perda de vários gramas de proteína por dia. Quando a perda de proteína pela urina ultrapassa 3,5 gramas por dia, recebe o nome de proteinúria nefrótica.

1
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

As concentrações do liquido intracelular são semelhantes entre as células e mantidas constantes (estáticas). Sendo assim, os constituintes que determinam as concentrações do LIC provêm do LEC (plasma e após interstício).


Em ambos os compartimentos (LIC e LEC) existem concentrações diferentes de nutrientes, os quais são descritos na sequência.


Sabemos que a membrana celular é altamente permeável à água, mas muito pouco a alguns solutos menores como o sódio e o cloro. Esses íons ou solutos possuem efeito osmótico, caracterizado pela propriedade de atrair a água. Portanto, a água está em constante movimento entre os meios (LIC e LEC), a fim de tornar os meios isotônicos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais