Buscar

pq no metabolismo bacteriano os eucariotos gastam menos ATPs que os procariotos ?

💡 5 Respostas

User badge image

Estudante PD

metalismo bacteriano depende da espécie de bactéria, exemplos:

FORMAS DE OBTENÇÃO DE ENERGIA Lática: ácido lático Alcoólica: etanol Aceto-butírica: ácido butírico e acetona Acética: ácido acético (vinagre) Propiônica: ácido propiônico => Libera energia de açúcares (2 ATP) ou moléculas orgânicas; => Não requer oxigênio (mas pode ocorrer na presença deste); => Não requer o uso do ciclo de Krebs ou cadeia de transporte de elétrons; => Utiliza uma molécula orgânica como aceptor final de elétrons.Exemplo: lactobacilus(ac. lactico),clostidium(acido butirico).

a) RESPIRAÇÃO AERÓBICA: processo onde os compostos orgânicos são completamente degradados, e o O2 é o aceptor final dos elétrons, sendo produzido 38 atp.

 

b) RESPIRAÇÃO ANAERÓBICA: processo no qual os compostos orgânicos são completamente degradados, e uma molécula diferente do O2 é o aceptor final dos elétrons (SO4 , CO3 , NO3 , fumarato, etc) A quantidade de ATP gerada na respiração anaeróbica varia de acordo com o microrganismo e a via. Devido a somente uma parte do ciclo de Krebs funcionar sob condições anaeróbias, o rendimento de ATP nunca é tão alto quanto o da respiração aeróbica.

ex ; bacterias do exofre

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

continuaçao da resposta anterior:

fonte:

http://www.ufjf.br/microbiologia/files/2013/05/Morfologia-Citologia-e-Fisiologia-da-c%C3%A9lula-bacteriana-Aula-2-MicroI.pdf

0
Dislike0
User badge image

Juliana Amorim

Na verdade, os procariotos gastam menos ATPs do que os eucarioto (ou produzem mais ATPs ao final do processo respiratório). Isso porque todo o processo respiratório dos procariotos ocorre no citoplasma da célula; enquanto que, nos eucariotos, o processo se dá em diferentes compartimentos da célula (como mitocôndrias e citoplasma), o que implica no gasto de ATPs para o transporte das moléculas entre um compartimento e outro.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais