Buscar

Conceitue periósteo e endósteo ?

💡 7 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso, exceto à cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sanguíneos que nutrem o osso subjacente. Já o endósteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.

A periostite ou canelite é a inflamação do periósteo, uma camada de tecido que recobre os ossos. As partes afetadas são tibial anterior, tibial posterior e o flexor longo do dedo grande do pé e as dores são muito intensas. Os fatores que levam a essa inflamação além de esforço excessivo, são: calçado inadequado, corrida em descida, terreno do treino muito duro, obesidade, eterometria dos membros inferiores (comprimentos diferentes). Essas áreas também estão sujeitas a evolução de tumores.

1
Dislike0
User badge image

Sanha Mam

o periosteo è camada externa do osso.

Endostio è camada interna do osso.

2
Dislike0
User badge image

Mariane Oliveira Ribeiro

Periósteo é uma membrana de tecido conjuntivo denso, muito fibroso, que reveste a superfície externa da diáfise, fixando-se firmemente a toda a superfície externa do osso, exceto à cartilagem articular. Protege o osso e serve como ponto de fixação para os músculos e contém os vasos sanguíneos que nutrem o osso subjacente.

 Endósteo se encontra no interior da cavidade medular do osso, revestido por tecido conjuntivo.

1
Dislike0
User badge image

Gabriela Valentim

Com exceção das superfícies articulares, toda a superfície externa dos ossos é revestida por uma membrana de tecido conjuntivo denso modelado, o endósteo. Enquanto isso, toda a superfície interna dos ossos é protegida por uma fina camada formada por osteoblastos e osteoclastos, o endósteo.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais