Buscar

Tratamento Cirúrgico de Úlcera Péptica?

Alguém tem alguma material sobre tratamento cirurgico de úlcera péptica, sei que hoje são bem reservadas essas condutas, dada a eficacia do tto medicamentoso,mas preciso de referencias, tipo consenso... ou algo assim. 

💡 1 Resposta

User badge image

Bit Ayo

Olá. Como você disse, uma cirurgia eletiva para úlcera péptica está virtualmente abandonada e isso não é recente: desde a década de 70 tais procedimentos vêm sofrendo expressivas quedas. Hoje apenas 5% das úlceras com sangramento requerem algum tipo de intervenção cirúrgica. Diferentes estudos selecionam diferentes pré-requisitos para executar uma laparotomia exploratória. Alguns, por exemplo, (Wangensteen) exigem a presença de perfuração estomacal com sangramento, após se ter tentado alcançar hemostase endoscopicamente. Outros (Berne e Donovan) exigem que sejam feitas duas tentativas de hemostase, não uma só. Mais outros recomendam cirurgia para estenose pilórica, alida aos fatores anteriores. Apesar das diversas opiniões, em geral, todos os estudos entram num consenso que perfuração e evidências de pneumoperitoneo ou peritonite indicam que não há mais possibilidades de melhora que não seja a via cirúrgica. Vale lembrar que um estudo do "Annals of Surgery" de 1994 já dizia ser altamente arriscado para o paciente esperar mais de 12 horas por uma cirurgia que deveria ter sido feita por já ter sinais de peritonite; em outras palavras, a cirurgia é rara, mas quando necessária, deve ser feita o quanto antes. Até mais. Espero ter ajudado.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image