Buscar

Para os que manjam DIREITO DO TRABALHO

Antonio celebrou contrato com a empresa X, em 02/01/2011, cuja Lei “A” concedia intervalo para descanso e alimentação (almoço) de no mínimo 1 h e no máximo 2 horas, salvo acordo escrito entre trabalhador e empregador ou norma coletiva.  Acontece que a Lei “B”, em 01/06/2016, passou a estabelecer intervalo para almoço de 30 minutos. Pergunta-se:

a)      Qual lei vai reger o contrato de trabalho entre as partes a partir de 01/06/2016? Justifique e fundamente.

b)      Se Antonio no mês de Maio/2016 gozou intervalo para almoço de apenas 00:30, aconteceu algum ilícito trabalhista? Justifique.

💡 2 Respostas

User badge image

Tuany Faria

a) Neste caso, a lei que deve reger o contrato de antônio (firmado com a empresa x em 2011) é a lei "A", devido ao princípio da condição mais benéfica, que deixa claro que "toda condição mais benéfica em que se encontra o empregado é a que deve prevalecer desde que ele exerça aquela condição com habitualidade", e como ele ficou nessa condição por 5 anos, entende-se que é sim uma conduta habitual.

 

b) Sim, Antônio não gozou da sua hora mínima de almoço disposta pela lei A, o que deveria ser fiscalizado pela empresa para que não ocorresse, neste caso, Antônio poderia resolver a lide judicialmente para fazer valer o seu direito estabelecido em contrato individual.

1
Dislike0
User badge image

Paduan Seta Advocacia

a) A Lei "A" irá reger o contrato de trabalho entre as partes. Isso porque, tendo em vista que já usufruía de condição mais benéfica do que a Lei "B" prevê, Antonio tem direito adquirido à exercer o intervalo para descanso e alimentação de no mínimo 1 e no máximo 2 horas.

b) Sim. Conforme previsto no § 4º do artigo 71 da CLT, as horas não gozadas de intervalo para almoço deverão ser indenizadas como se fossem horas extras:

§ 4o  A não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo, para repouso e alimentação, a empregados urbanos e rurais, implica o pagamento, de natureza indenizatória, apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% (cinquenta por cento) sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais