Buscar

Sistema Cardiovascular

Unidade II - Fisiologia do Sistema Cardiovascular

 

A tabela abaixo indica valores típicos do débito cardíaco (litros/min), calculado através da multiplicação da frequência cardíaca (batimentos/minuto) pelo volume de ejeção (mililitros/batimento) em um indivíduo treinado e em um indivíduo sedentário em situação de repouso e de exercício máximo (corrida de 5 minutos). Analise os dados e responda à pergunta.

Indivíduo

Frequência 


cardíaca bat/min

Volume de 


  ejeção ml/bat

Débito 


cardíaco l/min

REPOUSO

 

 

 

Indivíduo A

70

76

5,3

Indivíduo B

54

99

5,3

 

 

 

 

EXERCÍCIO MÁXIMO

 

 

 

Indivíduo A

195

120

23,4

Indivíduo B

185

200

37,0

 

 

 

 

Quem é o indivíduo A, o sedentário ou o treinado, e por quê?

 

 

💡 1 Resposta

User badge image

Bruno Amaral

Indíviduo A: Sedentário, porque tem maior FC de repouso em relação ao indivíduo B, portanto o seu coração trabalha mais para ejetar o mesmo volume de sangue quando comparado com o indivíduo B, sendo assim não tem um coração tão econômico quando ao indivíduo B.

Indivíduo B: Treinado, porque tem menor FC de repouso em relação ao indivíduo A, assim o seu coração é mais econômico, ejetando mais sangue e bombeando menos, isso também explica a sua FC de repouso menor.

 FC Máxima: é maior no indivíduo sedentário, por ter a sua FC de repouso maior. Porém em exercício até a exaustão a FC máxima tende a ser a mesma (quando comparado com indivíduos da mesma faixa de idade.

 

Se você tem interesse a respeito de fisiologia do exercício, assista os vídeos do professor Alvaro reischak da UFRGS-ESEFID no youtube, material de muita qualidade.

 

Abraço!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais