Buscar

Alguém poderia mim explicar a diferença entre a diversidade alfa e a diversidade beta. Com exemplo por favor

Alguém poderia mim explicar a diferença entre a diversidade alfa e a diversidade beta. Com exemplo por favor.

💡 3 Respostas

User badge image

Daniel Marcos da Maia

Diversidade Alfa: Corresponde a diversidade dentro de somente um habitat. Como é muito dificil conseguir amostrar todos os indivíduos/espécies dentro de um mesmo habitat, separa-se por grupos, por exemplo: diversidade de aves, plantas arbóreas, entre outros critérios de classificação quanto a diversidade.

Diversidade Beta: Corresponde a diversidade de vários habitats, medindo o quanto a composição das espécies variam de um lugar para outro. Quanto menor for as diferenças entre as espécies dos habitats comparados, mais alta é a diversidade Beta.

Onde a diversidade significa variedade e abundância relativa das espécies.

1
Dislike0
User badge image

Freddy Salcedo

La Biodiversidad Alfa: Es la riqueza de especies de una comunidad particular a la que consideramos Homogena.

La Biodiversidad Beta: Es el grado de cambio o remplazo en la composicion de especies entre diferentes comunidadez de un Paiz

La Biodiversidad Gamma: Es la riqueza de especies del conjunto de comunidades que integran un Paisaje, resultante tanto de las bidiversidades alfa como de las bidiversidades beta (Whittaker, 1972)

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

A diversidade alfa diz respeito a uma diversidade local que corresponda um número de espécies em uma pequena área de habitat homogêneo. Já a diversidade beta veio com Whittaker em 1960, que definiu como a “extensão de mudança na composição da comunidade, ou grau de diferenciação da comunidade, em relação a um gradiente ambiental complexo, ou um padrão de ambientes”. Ou seja, a diversidade beta se revela pela heterogeneidade da comunidade e de sua estrutura.

A diversidade alfa também é sensível a como são delimitados os habitats e o quão intensamente se amostra uma comunidade. Já a diversidade beta possui características que podem se refletir em dois aspectos: primeiro no que concerne a composição das associações de espécies e o segundo aspecto se relaciona com a proporção entre as abundancias das diferentes espécies.

No caso da diversidade alfa, um exemplo seria o conjunto de espécies de uma ilha. Esse habitat constitui um grupo local e sensível a mudanças. Já para a diversidade beta pensemos em um gradiente ambiental, como em uma região próxima de um lago, com morros e deslizes em que há uma variação da vegetação dependendo da sua posição no solo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais