Buscar

Quais as espécies de costume?

FONTES DO DIREITO PENAL

💡 1 Resposta

User badge image

Mikaelle carvalho

Espécies de Cosutme

O costume é uma forma típica de fonte de direito nos quadros da chamada dominação tradicional. Sempre com base na tradição e nas crenças fixada no argumento de que alguma coisa deve ser feita. Sempre na força conferida ao tempo e ao uso contínuo como reveladores de normas, as chamadas consuetudinárias, também tem a diferença entre costume com regra estrutural e norma costumeira como elemento do sistema do ordenamento.A norma consuetudinária possui em sua estrutura, um elemento substancial que explica a formação da convicção da obrigatoriedade em procedimentos presumidamente aprovadores.Fonte supletiva do nosso ordenamento jurídico, que consagra o acolhimento de tais regras não escritas perante caso concreto em que a lei não for satisfatória, diz o Art. 4º do código civil. “Quando a lei for omissa, o juiz decidira o caso de acordo com a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito.”O Julgador diante de certas questões socorre-se do costume do povo, que é o direito vivo para julgar com justiça a realidade social atual, objetivando-se o bem comum da sociedade.Perante a lei três são as espécies de costume:
Secundum legem é quando se acha expressante referido na lei.
Prater legem é quando o costume é usado para suprir a lei em casos omissos.
Contra legem é aquele que se põe a lei, mas em regra o costume não pode ser contraio ao ordenamento jurídico, os autores têm rejeição a essa espécie, pois e contra a tarefa do estado.
. Lacunas axiológicas e ontológicas

A lacuna da lei é um vazio existente no ordenamento legislativo, caracterizando-se assim, a inexistência de uma norma jurídica aplicada in concreto. Também em contraste ao método da auto-integração, o procedimento do costume, e, tendo ainda, como principal procedimento, o poder criativo do juizEntretanto, os autores que negam a existência de lacunasadmitem que a lacuna é da lei (lacuna formal) e não do direito (lacuna material), já que neste sempre haverá uma solução para o caso concreto.
Axiológica é quando há lei aplicável ao fato, mas antes a injustiça ou inconveniência, Casos as normas escritas são preceitos incompatíveis com o estado social. Assim, para ajustá-las aos valores vigentes na sociedade, a aplicação do costume é admitida pelos juízes e tribunais.
Ontológica acontece quando há desajustamento entre os fatos e as normas, a realidade define de certo modo e norma legal de outro, concluindo a inaplicabilidade de tais normas, aplicando-se na impossibilidade de analogia, um costume. Que aparece devido a uma mudança de hábitos na sociedade. Como define Machado Neto, deverá sempre, ao aplicar quaisquer das espécies de costume, estar armado de certo grau de sensibilidade e um faro sociológico para saber o ponto em que seu uso pode ser invocado como jurídico.

 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas