Buscar

Quais as diferenças do sistema parlamentarista para presidencialista?

💡 3 Respostas

User badge image

Marcelo Souza

A primeira e mais marcante é que no regime parlamentarista existe a figura do primeiro ministro e pela concentração de poder no parlamento. No presidencialismo, o executivo possui mais funções, sendo chefe de governo e Estado.

2
Dislike0
User badge image

Izaias Rodrigues

Em breves palavras o parlamentarismo é concentrado, tendo a figura do primeiro ministro e claro "toda" concentração é menos eficiente pela falta de poderes especializados para tal função. No presidencialismo há uma descentralização do poder, uma certa "democracia", certa república dando mais autonomia administrativa para tais. Presidencialismo e República andam juntos.  No caso do presidencialismo, o presidente não precisa ter qualquer relação com o Poder Legislativo (descentralização dos poderes). Ele pode ser eleito para o cargo máximo do Poder Executivo sem nunca ter exercido cargos de vereador ou de deputado. O povo escolhe, separadamente, seus representantes no Poder Executivo e no Poder Legislativo. Portanto, podemos considerar que o presidencialismo cria uma distinção mais clara entre os poderes Executivo e Legislativo.E também falando mais sobre descentralização e desconcentração podemos citar que na desconcentração existe uma subordinação hierárquica, diferentemente da descentralização que não sofre subordinação. Na desconcentração temos a distribuição do serviço dentro da própria pessoa jurídica, dentro do próprio ministério, sendo assim, não tendo autonomia e sendo subordinado a autoridade superior. 

1
Dislike0
User badge image

Izaias Oliveira

Apostila mpu 2018
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais