Buscar

Marxismo

Por que era a classe trabalhadora a detentora da missão de libertar a humanidade da exploração capitalista e da condição destrutiva do capital, segundo Marx?

💡 7 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Marx argumentou que a burguesia capitalista explorou impiedosamente o proletariado. Ele reconheceu que o trabalho realizado pelo proletariado criou grande riqueza para o capitalista. Os produtos criados na fábrica (o resultado material do trabalho dos trabalhadores) foram vendidos por mais do que o valor da mão-de-obra, ou seja, mais do que os salários dos trabalhadores. Por exemplo, o trabalhador da fábrica pode receber £ 2 para produzir um quintal de tecido. O capitalista então vende o pano por £ 5. Desta forma, o capitalista, que controla o processo de produção, obtém lucro. Mas o trabalhador não se beneficia desse valor agregado e não se beneficia dos frutos de seu próprio trabalho.

Marx acreditava que o capitalismo continha as sementes de sua própria destruição. Ele descreveu como a riqueza da burguesia dependia do trabalho do proletariado. Portanto, o capitalismo requer uma subclasse. Mas Marx previu que a exploração continuada dessa subclasse criaria um grande ressentimento. Por fim, o proletariado lideraria uma revolução contra a burguesia. A luta final levaria à derrubada do capitalismo e seus apoiadores. Marx escreveu que a sociedade burguesa moderna "é como o feiticeiro, que não é mais capaz de controlar os poderes do mundo inferior a quem convocou por seus feitiços".

Após a derrota do proletariado pelo capitalismo, uma nova sociedade sem classes emergiria com base na ideia: "de cada um de acordo com suas habilidades, para cada um de acordo com suas necessidades". Em tal sociedade, terra, indústria, trabalho e riqueza seriam compartilhados entre todas as pessoas.

1
Dislike0
User badge image

Sarah Noia

Sim

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais