Buscar

Socialismo vs Comunismo

Quais as diferenças fundamentais entre socialismo e comunismo, segundo Marx?

💡 6 Respostas

User badge image

Maria Luiza Silva

O socialismo é uma fase de transição entre o capitalismo e o comunismo. A diferença é que, no socialismo, ainda há presença de um governo controlador, que deve garantir o exercício dos direitos na sociedade. Nesse cenário ainda há uma certa "desigualdade social", no sentido que nesse processo de transição as coisas ainda não são comuns a todos.
4
Dislike1
User badge image

Andre Smaira

O comunismo e o socialismo são termos genéricos que se referem a duas escolas de pensamento econômico de esquerda; ambos se opõem ao capitalismo . Essas ideologias inspiraram vários movimentos sociais e políticos desde o século XIX.

Como ideologia, o comunismo é geralmente considerado de esquerda difícil, fazendo menos concessões ao capitalismo de mercado e à democracia eleitoral do que a maioria das formas de socialismo. Como um sistema de governo, o comunismo tende a se concentrar em um estado de partido único que proíbe a maioria das formas de dissidência política.

Por sua vez, o socialismo é um sistema social e econômica caracterizada por controle pela sociedade , organizado com todos os membros de ambos os meios de produção e as várias forças-tarefa aplicadas a eles.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais