Buscar

responsabilidade social

Recentemente a Sociologia da Ciência buscou uma contraposição ao modelo positivista de se fazer ciência pregado pelo Círculo de Vienna.

Sobre a visão atual da Sociologia da Ciência assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas e marque a opção correta.

 

(   ) A Sociologia da Ciência voltou-se para a compreensão da dimensão social da atividade científica, correlacionando esta atividade a outras esferas da vida social, como a política e a econômica, considerando-a como uma instituição social.

(   ) A Sociologia a Ciência explica que ao estabelecer as relações entre si, os cientistas formam uma comunidade, com aspectos normativos internos, padrões de conduta e principais motivações dos indivíduos que são membros desse grupo social.

(   ) A Sociologia da Ciência considera a ciência como construída socialmente.

(   ) A Sociologia da Ciência entende que os fatos científicos são realidades puras, com caráter de verdade objetiva.

A

V, V, F, F

B

V, V, V, F

C

V, F, V, F

D

F, V, F, V

 

 

 

Questão 2/5

O espaço criado pelo Terceiro Setor se configura, então, como aquele de iniciativas de participação cidadã. As ações que se constituem neste espaço são tipicamente extensões da esfera pública não executadas pelo Estado e caras demais para serem geridas pelos mercados. Começa então o papel do cidadão que, agente ativo da sociedade civil, a organiza de modo a catalisar trabalho voluntário em substituição aos serviços oferecidos pelo Estado via taxação compulsória e a transformar em doação a busca por lucro do mercado.

 

            Disponível em:Terceiro Setor – Buscando uma conceituação. DA SILVA, Eduardo. Pesquisador e executivo da FIPE.  DE AGUIAR, Marianne T. Graduanda Economia FEA/USP

 

Com base no texto, avalie as afirmações:

I. O Terceiro Setor é constituído por funcionários públicos agentes do Estado.

II. As pessoas que atuam no Terceiro Setor são movidas por razões de solidariedade.

III. O lucro é o principal objetivo das organizações do Terceiro Setor.

IV. A base da criação, funcionamento e manutenção das atividades do Terceiro Setor é constituída por pessoas que desenvolvem um trabalho voluntário.

 

É CORRETO o que se afirma em

A

II apenas.

B

III apenas.

C

I e II apenas.

D
II e IV apenas.
E

II, III e IV apenas.

 

 

 

 

 

 

Questão 3/5

Fatos são fenômenos que acontecem constantemente na realidade objetiva, leis cientificas estabelecem relações entre dois fenômenos, teorias científicas são conjuntos de proposições que permitem a coordenação entre fatos e leis. Contudo, a história da ciência não resulta da mera acumulação de fatos, dados e teorias, mas dos paradigmas.
Sobre esse assunto analise as afirmativas abaixo e assinale a opção correta.

I - Paradigma é uma visão peculiar, uma maneira de ver e observar o mundo.

II - A mudança de paradigma é algo sutil, quase imperceptível.

III - Cada paradigma possui suas teorias, fatos, noções científicas aceitas.

IV - Diversos paradigmas coexistem, há uma sobreposição entre eles.

V - O paradigma funciona como um guia que direciona o trabalho do cientista.

A

Apenas as afirmativas I e II estão corretas

B

Apenas as afirmativas III e IV estão corretas

C

Apenas as afirmativas IV e V estão corretas

D

Apenas as afirmativas I, III e V estão corretas

 

 

 

Questão 4/5

A ciência busca o conhecimento de forma sistemática e segura para que seus resultados possam ser considerados conclusões certas sobre condições amplas e uniformes sob as quais ocorrem os vários tipos de fenômenos. Contudo, o senso comum também é sistemático, mas não tem caráter científico.

Assinale a alternativa que apresenta de forma correta o principal elemento que diferencia o conhecimento científico do senso comum.

A

A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o científico é sistemático e o senso comum não.

B

A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o senso comum busca explicações dos princípios que estão por trás de suas verdades.

C

A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o científico utiliza o método científico.

D

A principal diferença entre os dois tipos de conhecimento é que o senso comum busca explicações sistemáticas e controláveis sobre os fenômenos.

 

 

 

 

”…à nova liderança empresarial cada vez mais será solicitado o papel de facilitadora do desenvolvimento das capacidades empreendedoras, criativas e inovadoras dos seus colaboradores. Portanto,  para ter sucesso nessa nova forma de gerar riqueza e felicidade dentro das organizações, os líderes e os gestores deverão funcionar como promotores de talento, exibindo competências de coach, ao saber ouvir, dialogar, dar e receber feedback e conseguir equipes de alto desempenho. Eles devem assumir como parte essencial de seu trabalho o suporte ao desenvolvimento contínuo do talento de seus colaboradores.

 

Disponível em: DA ROCHA LOURES, Rodrigo C.  Inovação em ambientes organizacionais.  p. 6

 

Marque a alternativa CORRETA de acordo com o texto,

A
Os empresários devem solucionar bem seus colaboradores sem compromisso algum de contribuir para o aperfeiçoamento de suas capacidades.
B

As organizações devem-se preocupar apenas com os bons resultados financeiros sem se importar com o aperfeiçoamento de seus funcionários.

C
Cabe aos líderes empresariais investir continuamente no desenvolvimento dos seus colaboradores.
D
As competências, talentos e capacidades das pessoas são inatos, não sendo necessário dedicar tempo e dinheiro das empresas para que se desenvolvam.
E
É função dos líderes mandar, e dos subordinados cumprir as tarefas solicitadas, simplesmente demitindo aqueles que não tiverem competência para a realização dos trabalhos.

💡 2 Respostas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais

Outros materiais