Buscar

apol 3

Questão 5/5

Imagine que você é gerente de marketing de uma marca de cosméticos. A empresa para a qual você trabalha quer expandir a linha de produtos de tratamento capilar, dessa forma você contrata uma empresa de pesquisa para determinar como deve ser desenvolvida a propaganda que será veiculada na televisão e para descobrir o que deve ser mudado nas embalagens para que os consumidores se atenham à marca dos produtos e às vantagens da nova linha. Após alguns meses você recebe os resultados da pesquisa. Através da realização dos grupos de foco, descobriu-se que os clientes preferem frascos menores para o condicionador e que a cor da logomarca deveria ser mais forte para identificar o produto nas prateleiras. A empresa contratada realizou entrevistas estruturadas com 1678 clientes da marca, confirmando o que os participantes do grupo de foco haviam indicado. Com algumas entrevistas em profundida, descobriu-se que a marca tinha uma atração muito forte pois remetia à tecnologia e à pesquisa de ponta, fazendo com que os consumidores confiassem nos produtos da empresa.

Tendo o apoio do caso que você acabou de ler e de seus conhecimentos sobre as técnicas e os métodos de pesquisa com consumidor, assinale a alternativa correta:

A
A empresa cometeu um erro ao utilizar somente pesquisas qualitativas para coletar dados com cliente.
B
Pode-se dizer que a empresa utilizou como uma das técnicas de pesquisa o método etnográfico, afinal realizou pesquisas em profundidade com o cliente.
C
A empresa utilizou pesquisa qualitativa com as técnicas de entrevista estrutura e entrevista em profundidade, o focus group é considerado uma técnica quantitativa pois depende da participação de vários clientes no grupo, tendo o objetivo de generalização.
D
A empresa contratada utilizou pesquisa qualitativa (grupos de foco e entrevistas em profundida) e pesquisa quantitativa (entrevista estruturada) para oferecer informações adequadas para a empresa contratante.

Você acertou!

A questão leva o estudante a aplicar o conhecimento sobre as técnicas de pesquisa ao caso apresentado. A alternativa (a) está incorreta pois diz que somente pesquisa qualitativa foi desenvolvida, sendo que a entrevista estruturada (levantamento) é um tipo de pesquisa quantitativa. A alternativa (b) está incorreta pois para classificar um estudo como etnográfico são necessárias outras características, como o convívio com os consumidores. A alternativa (c) está incorreta pois classifica o focus group como pesquisa quantitativa e a entrevista estruturada como pesquisa qualitativa. A alternativa (e) está incorreta pois os diferentes métodos de pesquisa complementam informações, não existe a melhor técnica, então dizer que uma das entrevistas foi desnecessária é um erro.
E
A empresa não deveria ter realizado entrevistas em profundidade e entrevistas estruturadas. Isso é um erro comum, que leva à sobreposição de resultados, sendo prejudicial à tomada de decisão em marketing.

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais