Buscar

Piramide de hans kelsen

Gostaria de saber mais sobre a hans kelsen.

💡 5 Respostas

User badge image

DLRV Advogados

A pirâmide normativa de Kelsen representa um sistema no qual há normas de hierarquia diversas. No topo da pirâmide estaria a Constituição. Em nível intermediário estão as leis. Em níveis inferiores os decretos editados pelo Poder Executivo, por exemplo.

As normas de hierarquia inferior, portanto, deverão observar e respeitar as de hierarquia superior, buscando sua validade nelas.

Segundo Jean Moreira, "se uma norma inferior entra no ordenamento jurídico e viola a superior, aquela não pode ser apta a produzir efeitos jurídicos. Se a norma superior é inaugurada no sistema normativo e viola a inferior, ocorre a ab-rogação (revogação integral) ou derrogação (revogação parcial) desta".

3
Dislike0
User badge image

Marcelo Souza

Sugiro consultar a sua principal obra (link abaixo).

https://www.passeidireto.com/arquivo/23552610/hans-kelsen-livro-teoria-pura-do-direito

Especificamente sobre a pirâmide, Kelsen é autor clássico da ideia de subordinação entre as obras do ordenamento jurídico. Todas se subordinam à Constituição Federal e existe uma escala de importância e prioridade entre elas.

2
Dislike0
User badge image

Mayara Mota

Discordo, Ricardo. Estudamos a pirâmide de Kelsen para entender melhor o ordenamento jurídico e se ele não fosse de relevância, os professores não nos ensinariam a partir dele.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais