Buscar

Quais as visões de Platão sobre os temas ligados á psicologia?

Vamos nos nortear por 5 questões bases: Como Platão lida com a relação...

  1. ... corpo-mente
  2. ... razão-emoção
  3. ...verdade-falsidade
  4. ...certo-errado
  5. ...normal-patológico

Para organizarmos nossa discussão, postem a reposta indicando qual(is) ítens está respondendo.

💡 2 Respostas

User badge image

Jacyanne Souza

Ao meu ponto de vista as ideias de Platão não tem nenhuma relação,pois Platão apesar de ser filosofo e a psicologia ter raizes filosoficas as teorias as quais ele desenvolveu não podem uma relação direta com a análise do comportamento e até mesmo a psicanálise,gnóbies para os ebjetivos que a psicologia pretende entender.

2
Dislike1
User badge image

Jéssyca Carvalho

Se é certo o que afirmou certa vez o matemático e filósofo inglês Alfred N. Whitehead (1861 – 1947) de que toda a filosofia ocidental não passa de um mera discussão em pé de página às obras e pensamento de Platão, então temos ai uma hipótese de trabalho importante: a maioria dos temas (senão todos) discutidos e trazidos pela ciência e filosofia ocidental foram, anteriormente, discutidos por Platão. Conhecer seu pensamento, entender suas ideias e argumentos pode nos ajudar a não “perder tempo”. Platão escreveu sobre a origem do conhecimento, sobre moral, política, sobre a ética …e muitos outros assuntos.

Segundo o filósofo as partes da alma (PSIQUÉ) se dividem pelo corpo: a razão ocupa a cabeça; a energia moral, o tórax; as paixões o abdômen.

Na psicologia, encontramos reflexo das ideias de Platão nas proposições que se mostram devedoras do racionalismo, grande parte da Psicologia científica. Alguns exemplos, Psicologia da Gestalt, Piaget, Psicologia Fenomenológica, Psicologia Cognitiva etc. 

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais