Buscar

1. Identifique e explique a principais dimensões do pensamento iluminista apontadas no capítulo lido. Sua resposta não deverá ter mais do que quinze

💡 2 Respostas

User badge image

Liliam Peres

O pensamento iluminista é voltado para a razão, vista como fonte de conhecimento e soberana da verdade. Já o pensamento medieval possui um caráter teocêntrico, onde Deus rege todo o universo, sabe de tudo e o homem só age mediante a aprovação da igreja.

 

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

O movimento conhecido como Iluminismo foi um influente processo cultural, social, filosófico e político que tem suas origens ainda no século XVII, com a Revolução Científica possibilitada pela pesquisa efetuada por nomes como René Descartes (1596-1650) e Isaac Newton (1643-1727), mas se desenvolveu plenamente apenas durante o século seguinte. Por tal motivo, os anos 1700 são chamados “Século das Luzes”.


O diferencial do Iluminismo em relação aos demais movimentos do período estava em sua abordagem estrita da razão, principalmente em relação ao viés científico, numa linha de pensamento que poderia ser aplicada tanto a filósofos e intelectuais quanto a matemáticos e físicos. Com o passar as décadas, cresceu a ideia de que o mesmo método poderia ser utilizado com sucesso em outras áreas da vida, levando ao progresso e à felicidade; assim, em breve a própria política se apropriaria da ideia da razão como a mais benéfica para a sociedade em geral.


Segundo o Iluminismo, apenas a razão, aliada ao método científico, poderia fornecer as verdades elementares que seriam as bases do progresso do conhecimento. O movimento também pregava uma valorização da razão e da liberdade, acabando por divulgar os novos ideais filosóficos liberais centrados no indivíduo.

O Iluminismo era ferrenhamente contrário aos dogmas religiosos e políticos em geral; o pensamento iluminista se coloca contra as tiranias monárquicas, vistas como governos que usurpavam direitos que pertenciam ao povo. Em tais circunstâncias, era inevitável que tais governos acabassem derrubados. Esse pensamento era chamado de Doutrina do Direito Natural.


O movimento iluminista possui vários ideais e influenciou em diversos momentos históricos. Mas são essas duas vertentes de pensamento as mais utilizadas ainda nos dias de hoje, e que mais foram correntes à época.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais