Buscar

Rejeição de Preliminar por convenção de arbitragem.

DELTA MÁQUINAS LTDA. propôs ação judicial em face de ROHN SERVIÇOS LTDA., objetivando (i) a rescisão do contrato de prestação de serviços firmado entre as Partes; (ii) a condenação da ré ao pagamento de indenização pelos danos materiais decorrentes da má execução dos serviços contratados.

Regularmente citada, a ré ofertou tempestivamente a sua contestação e, preliminarmente, destacou que o contrato contém convenção de arbitragem (art. 337, inc. X, do CPC).

Por ocasião do exame do feito, o magistrado de 1ª Instância rejeitou a preliminar suscitada pela ré, ao argumento de que a Constituição Federal prevê que “a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito” (art. 5º, inc. XXXV, da CF).

1. Com base no problema acima exposto, o magistrado de 1ª Instância agiu corretamente ao rejeitar a preliminar suscitada pela ré? Fundamente a sua resposta.

💡 3 Respostas

User badge image

Civil Law

Não, pois o código de processo civil/15, lista em seu artigo 337 defesas processuais em que o réu pode alegar antes de discutir o mérito, e uma delas é a existência da convenção de arbitragem acordada entre as partes, acarretando assim extinção do processo sem resolução do mérito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais