Buscar

o que é ergastoplasma, e qual a comparação com corpúsculos de Nissl e retículo endoplasmático? alguém me ajude

💡 2 Respostas

User badge image

Estudante PD

Os corpúsculos de Nissl ou grânulos de Nissl ou também denominada substância cromófila, são acumulações basófilas, que se encontram no citoplasma de células nervosas. Recebem este nome devido a Franz Nissl, neurólogo Alemão (1860-1919).

Estes grânulos são retículo endoplasmático rugoso (com ribossomas) e são locais de síntese de proteínas.

O corpúsculos Nissl se encontram no pericário e na primeira porção dos dendritos, são ausentes no axônio e no cone de início do axônio.

Sua presença permite notar-se uma coloração intensa, já que têm grande afinidade pelos corantes básicos ao fazer-se um estudohistológico.

A presença de corpúsculos de Nissl pode ser demonstrada por uma coloração seletiva desenvolvida por Nissl que se baseia em uma coloração por anilina usada para marcar grânulos extranucleares de RNA.

Apresentam variantes sob certas condições fisiológicas e no caso de condições patológicas podem dissolver-se e desaparecer (cariólise).

 

retículo endoplasmático, ou ergastoplasma, é um organelo exclusivo de células eucariontes.[1] Formado a partir da invaginação da membrana plasmática,[1] é constituído por uma rede de túbulos e vesículas achatados e interconectados, que comunicam com oenvólcro nuclear (carioteca). Foi descoberto em 1945 pelo citologista belga Albert Claude.

A microscopia eletrónica revelou a presença, no interior do citoplasma, de um retículo de membranas lipoproteicas que foi denominado retículo endoplasmático (RE). Conforme a posição das membranas, podemos distinguir a existência de túbulos e sáculos ou vesículas achatadas. O retículo endoplásmatico rugoso apresenta as seguintes funções: aumenta a superfície interna da célula, o que amplia o campo de atividade das enzimas, facilitando a ocorrência de reações químicas necessárias ao metabolismo celular, síntese de proteínas (sua principal função) e armazenamento.

O retículo endoplasmático está envolvido na síntese de proteínas e lípidos, na desintoxicação celular e no transporte intracelular. Existem dois tipos de retículos, classificados de acordo com a presença ou ausência de ribossomas na sua superfície: rugoso ou granular e liso, respectivamente.

 

Então Os corpúsculos de Nissl são constituido pelo reticulo endoplasmatico rugoso.

fonte:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%ADculo_endoplasm%C3%A1tico

 

 

1
Dislike0
User badge image

Halana Alves

recebem??
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais