o artigo 783 do Código Civil relacionado ao transporte de pessoas fere/contraria o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da igualdade?
Victor Lacerda
"Art. 783. Salvo disposição em contrário, o seguro de um interesse por menos do que valha acarreta a redução proporcional da indenização, no caso de sinistro parcial." Qual seria o contexto da pergunta Lucas? E lembrando que nenhum direito é superior ou contrário a outro direito, o que acontece é a avaliação individual em cada situação de conflito entre direitos, e no Brasil a jurisprudência mostra que o direito mais "valorizado" é o da Dignidade Humana.
lucas santos
olá victor, houve um equívoco no nº do art. o certo é o 738
Art. 738. A pessoa transportada deve sujeitar-se às normas estabelecidas pelo transportador, constantes no bilhete ou afixadas à vista dos usuários, abstendo-se de quaisquer atos que causem incômodo ou prejuízo aos passageiros, danifiquem o veículo, ou dificultem ou impeçam a execução normal do serviço.
analise o dispositivo e você entenderá a pergunta, ok?
agradeço.
Victor Lacerda
Aaah, agora sim! (: Bem Lucas, na minha humilde opinião de acadêmico de Direito, acho que é justamente o contrário! O Art. 738 ele preza por esses princípios. E pq eu digo isso?
Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.
Direito Constitucional I
•SEAMA
Denise Santos
Compartilhar