Buscar

o artigo 783 do Código Civil relacionado ao transporte de pessoas fere/contraria o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da igualdade?

o artigo 783 do Código Civil relacionado ao transporte de pessoas fere/contraria o princípio da dignidade da pessoa humana e o princípio da igualdade?

💡 4 Respostas

User badge image

Victor Lacerda

"Art. 783. Salvo disposição em contrário, o seguro de um interesse por menos do que valha acarreta a redução proporcional da indenização, no caso de sinistro parcial." Qual seria o contexto da pergunta Lucas? E lembrando que nenhum direito é superior ou contrário a outro direito, o que acontece é a avaliação individual em cada situação de conflito entre direitos, e no Brasil a jurisprudência mostra que o direito mais "valorizado" é o da Dignidade Humana. 

 
1
Dislike0
User badge image

lucas santos

olá victor, houve um equívoco no nº do art. o certo é o 738

Art. 738. A pessoa transportada deve sujeitar-se às normas estabelecidas pelo transportador, constantes no bilhete ou afixadas à vista dos usuários, abstendo-se de quaisquer atos que causem incômodo ou prejuízo aos passageiros, danifiquem o veículo, ou dificultem ou impeçam a execução normal do serviço.

analise o dispositivo e você entenderá a pergunta, ok?

agradeço.

1
Dislike0
User badge image

Victor Lacerda

Aaah, agora sim! (: Bem Lucas, na minha humilde opinião de acadêmico de Direito, acho que é justamente o contrário! O Art. 738 ele preza por esses princípios. E pq eu digo isso?

  1. Primeiramente, o indivíduo escolheu usar daquele transporte por livre vontade, e no momento que assim o faz ele também está concordando com às normas do transportador e portanto deve as obedecer.
  2. "abstendo-se de quaisquer atos que causem incômodo ou prejuízo aos passageirosNovamente a histórinha do "seu direito acaba onde começa o do outro", ou seja, o artigo especifíca o que já é dito em artigos diversos sobre "atos" que violem os direitos de outros cidadãos.
  3. "danifiquem o veículo, ou dificultem ou impeçam a execução normal do serviço" Ai já poderia se qualificar Dano Material e dependendo da situação até Danos Morais. Afinal, mesmo nos casos de transporte "público", existe uma empresa que é dona daquele transporte, portanto é patrimônio de terceiros, então nenhum indivíduo tem o direito de o danificar ou de agredir verbalmente/fisicamente um funcionário da empresa.
  4. Assim sendo, os princípios da Dignidade Humana e da Igualdade são claramente exaltados, uma vez que o art 738 serve como dispositivo para a paz e igualdade dos que se utilizam do transportador.
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais