Buscar

QUAL A DIFERENÇA ENTRE HÁBITO E COSTUME?

FONTES DO DIREITO PENAL

💡 12 Respostas - Contém resposta de Especialista

User badge image

Passei Direto

O costume, diferentemente do Direito, é criação espontânea da sociedade, sendo o resultado dos acontecimentos sociais. Vale dizer que os costumes baseiam-se nos valores morais da sociedade, relativos ao bom senso e ao ideal de Justiça. 

O costume surge diante da prática reiterada de uma determinada conduta, ou seja, em casos semelhantes, as pessoas sempre vão agir de uma determinada forma, e é na ocorrência de muitas situações parecidas é que os costumes se tornam válidos. 

Os costumes seriam, então, paradigmas, ou seja, serviriam de modelo para os acontecimentos posteriores, e na decorrência do tempo, acabam por constituir um hábito. 

A força gerada pelos costumes sociais é absorvida pelo Direito, possuindo, dessa forma a mesma coercitividade e imposição de uma lei escrita, e ao Estado caberá garantir que os costumes sejam observados. Assim, os costumes vão integrar o que se chama Direito Consuetudinário, que é o Direito estabelecido com base nos costumes. 

É importante dizer que, para que os costumes possuam força jurídica, é indispensável que esteja estabelecido na Ordem Jurídica do Estado, que os costumes são parte do Direito, ou seja, integram as fontes do Direito. 

Outro aspecto é que os costumes devem se apresentar como prática usual e freqüente, sendo essa conduta observada pelo indivíduo na crença de ser essa obrigatória, como se fosse um dever jurídico. Em outras palavras, para que seja considerado costume, deverá a prática ser uniforme, constante, necessária e obrigatória, requisitos apontados pela maioria dos autores jurídicos.

Em tempos mais antigos, os costumes, ou seja, as práticas sociais mais freqüentes, influenciavam de maneira concreta o Direito, sendo, inclusive, sua maior fonte. Entretanto com o passar dos tempos, principalmente a partir do século XIX, o Direito iniciou-se por um processo de intensa codificação, no qual as leis deixaram ser tidas apenas nos usos e costumes sociais, para serem escritas em leis, e organizadas em Códigos. 

Hábito - é o ato ou efeito de praticar algo; é a maneira de proceder; é a disposição

adquirida pela repetição freqüente de um ato (rotina).

Diferentemente dos outros animais, a complexidade da nossa estrutura permitiu o desenvolvimento de uma linguagem abstrata, que nos permite elaborar um universo simbólico de sentidos lingüísticos desenvolvidos culturalmente, a partir dos quais nós conferimos sentido ao mundo.

Sem esse tipo de linguagem, seria possível estruturar alguns hábitos, ou seja, modos de comportamento adquiridos mediante aprendizado. Seria inclusive possível que aflorassem mecanismos de reforço a esses comportamentos reiterados, tal como o hábito de agredir os que fogem ao padrão. Nesse tipo de agressão, opera um mecanismo disciplinar, ou seja, um mecanismo social que reforça a reiteração de certos comportamentos mediante o condicionamento dos reflexos e dos desejos.

1
Dislike0
User badge image

Dieneg Silva

Para melhor compreensão, pense da seguinte forma:

-> Hábito= Modo de agir PARTICULAR

-> Costume= Modo de agir GERAL

Ou seja, o hábito é um modo de agir sempre no particular (fazer algo frequentemente ou naturalmente como se fosse um impulso) ex. Eu tenho o hábito de cantar durante o banho.

Diferentemente do costume, aqui o mode de agir é coletivo, geralmente é praticado por um povo, uma civilização, ex. As mulheres brasileiras costumam ir a praia de biquini, o que pode diferenciar em outros países devido aos costumes locais e/ou de cada cultura.

Espero ter ajudado. 

Forte Abraço!

Dieneg Silva

 

21
Dislike0
User badge image

Miguel Tosta

hábito é um modo de agir particular, e o costume é uma maneira de agir do coletivo. O costume está ligado à cultura de um povo; Como a norma deve atender a todos (ela é geral), o costume pode ser entendido como fonte do direito, o mesmo não pode ser dito para o hábito pois ele é particular.
4
Dislike1
User badge image

Douglas Pereira

A principal diferença entre hábito e costume, reside no sentimento de obrigatoriedade deste último. Hábitos não necessariamente são praticados por um único individuo, pois vários indivíduos podem ter o mesmo hábito, já que é basicamente um agir diário.Hábito não tem sensação de obrigatoriedade. O costume é fonte do direito, justamente por ter a sensação de obrigatoriedade de quem o segue.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais