Buscar

Porque a reação de oxidação do sódio metálico acontece mais rápido em água do que em álcool?

💡 3 Respostas

User badge image

Juliana Corcino

Tanto a água quanto o álcool vão reduzir, isto é, o hidrogênio liberado por eles vai reduzir a H2. Entretanto o álcool ao doar este Hidrogênio é mais estável, devido a presença do grupo metil, etil etc. Diferente da água q seria mais instável, por isso ocorre mais rápido(a cinética é favorecida, por produtos instáveis).
0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

Os metais alcalinos (Grupo 1 - Li, Na, K, Rb, Cs e Fr) são espécies que reagem vigorosamente com qualquer substância que contenha um hidrogênio que esteja diretamente ligado a um átomo bastante eletronegativo.
Na água (H2O) ambos os hidrogênios estão diretamente ligados ao oxigênio (bem eletronegativo, atrai os elétrons para perto de si), tornando mais fácil a liberação do hidrogênio (reação mais rápida e violenta) que nos álcoois, onde o temos carbono na fórmula (por exemplo, etanol, CH3CH2OH), diminuindo o efeito da eletronegatividade do oxigênio ligado ao hidrogênio, a reação será mais lenta e menos vigorosa.

 

0
Dislike0
User badge image

Mayara Lemos

Reduzir as reações presentes
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais